Portugal fez a “vida negra” à Rússia

Depois da entrada em grande na véspera, com uma vitória contundente sobre a Polónia, a Seleção Nacional feminina de sub-18 não conseguiu manter-se na senda das vitórias no Campeonato da Europa do escalão, que está a decorrer na localidade eslovena de Celje.

Competições | FPB | Seleções
31 JUL 2015

A equipa treinada por Mariyana Kostourkova perdeu com a Rússia, por 83-71, na segunda jornada do Grupo B. Bom jogo da equipa nacional que esteve 28 minutos na frente do marcador, chegando mesmo a ter, na 1ª parte do encontro, 16 pontos de vantagem. A boa percentagem de lançamento no último quarto da equipa russa acabou por ser decisiva no desfecho da partida.

 

Excelente entrada de Portugal, com a dupla de postes Maria Kostourkova e Beatriz Jordão em bom plano, bem lideradas por Carolina Bernardeco que marcou 11 pontos seguidos nesta fase inicial do encontro. No final do 1º periodo as portuguesas lideravam por 8 pontos (14-22). 

 

No inicio do 2º quarto, 2 triplos de Bernardeco acompanhados por 2 duplos de Jordão, deram à equipa nacional aquela que seria a maior vantagem do encontro (32-16).

Seguiu-se depois a reação russa, que paulatinamente foi entrando no jogo, conseguindo ir para as cabines ao intervalo com apenas 3 pontos de diferença (37-40 para Portugal).

 

Com algumas limitações de Maria Kostourkova (3 faltas) e após a reação da Rússia no final da 1ª parte, a tarefa não se previa fácil para Portugal.

 

Mas quando se esperava que o jogo pudesse mudar, as jovens portuguesas responderam bem e conseguiram manter a curta vantagem, nunca deixando as adversárias aproximarem-se mais do que 3 pontos. No final do 3º período, Portugal conseguia mesmo aumentar a vantagem para 4 pontos (51-55).

 

Nos últimos 10 minutos, a Rússia entrou fortíssima e com um parcial de 12-0 virou a partida. Portugal ainda reagiu, mas já não voltou a conseguir encostar no marcador. A percentagem de lançamentos da equipa adversária, aliada à capacidade de ressalto ofensivo, conquistanto 16 ressaltos ofensivos dos 33 lançamentos falhados durante todo o jogo, acabou por ser mais evidente nesta parte final do jogo.

 

No final: Rússia 83 – 71 Portugal

Por períodos: 14-22; 23-18; 14-15; 32-16

 

Destaque nas portuguesas para Carolina Bernardeco com 28 pontos, 4 em 8 de 3pts e 5 faltas provocadas. Beatriz Jordão com um duplo-duplo (22 pts e 10 res) fez um grande jogo. Maria Kostourkova com 15 pontos e 8 ressaltos também esteve em bom plano.

Portugal volta a jogar este sábado, por volta das 13 horas, diante da Espanha, na última jornada desta primeira fase de grupos. 

Competições | FPB | Seleções
31 JUL 2015

Mais Notícias