Portugal fez tremer a França

A Seleção Nacional sub-18 feminina entrou com o pé esquerdo na segunda fase do Campeonato da Europa (Divisão A), que decorre na Eslovénia, mas voltou a mostrar-se exremamente competitiva, dando provas que pode bater-se frente a qualquer adversário.

Competições | FPB | Seleções
3 AGO 2015

A formação treinada por Mariyana Kostoukova cedeu frente à equipa de França, por 50-44, na 1ª jornada do Grupo E. A 2ª parte de bom nível faz antever boas prestações para os jogos decisivos que se avizinham

 

 

As portuguesas entraram mal na partida, ao invés do que tinha vindo a acontecer nos últimos jogos, deixando a França distanciar-se no marcador logo nos primeiros minutos do encontro. No final do 1º periodo Portugal perdia por 6-15, mostrando alguns problemas ofensivos, também por mérito das francesas que conseguiram impor uma defesa extremamente agressiva.

 

No 2º quarto, a seleção nacional voltou a não conseguir explanar o seu jogo, não conseguindo melhor do que perder por 11-16, indo para o intervalo com uma desvantagem de 14 pontos (17-31).

 

No recomeço a equipa veio transformada, para melhor, e começando a procurar mais o jogo interior, Portugal começou a aproximar-se no marcador. No final do 3º periodo o resultado era de 33-43 para a França. Beatriz Jordão marcou 10 dos 16 pontos da equipa neste período. A equipa nacional tinha conseguido chegar por duas vezes aos 5 pontos de diferença (28-33 e 30-35), mas deixou fugir outra vez as francesas para a dezena de pontos.

 

Entravamos no 4º e decisivo período, e após 2:10 minutos sem nenhuma equipa marcar pontos, foi a França que fez andar o marcador, colocando em 12 a diferença pontual a 7:50 do final da partida.

As portuguesas responderam com determinação, fazendo um parcial de 8 pontos sem resposta, que colocava o resultado em 41-45 a 4:43 do final do jogo.

Daí para a frente, o jogo ficou ainda mais físico, com pouco acerto de parte a parte, conseguindo as francesas guardar a vantagem, embora Portugal tudo tenha feito para vencer esta partida.

 

Resultado final: 44-50 para a França

 

Por periodos: 6-15; 11-16; 16-12; 11-7

 

Destaques na equipa portuguesa para mais um duplo-duplo de Maria Kostourkova (15 pontos e 11 ressaltos) e também para os 12 pontos de Beatriz Jordão.

 

Portugal entra agora numa das fases decisivas do Europeu, tendo pela frente amanhã a seleção de Israel e depois a Itália na 4ª feira. As portuguesas dependem apenas de si para ficar entre as 8 melhores equipas da competição e garantir assim automaticamente a manutenção na Divisão A. Para isso têm que ganhar este próximos 2 encontros.

Competições | FPB | Seleções
3 AGO 2015

Mais Notícias