Portugal levou Espanha a prolongamento

A Seleção Nacional de sub-18 feminina deu excelente réplica à Espanha no Campeonato da Europa do escalão, que está a ter lugar na Eslovénia, mas acabou por ceder no prolongamento, por 66-61.

Competições | FPB | Seleções
1 AGO 2015

Mesmo assim, Portugal apurou-se para a segunda fase. A equipa portuguesa voltou a realizar um fantástico jogo, batendo-se de igual para igual com a poderosíssima seleção espanhola.

 

A equipa das quinas voltou a entrar bem na partida, num inicio de jogo, em que apesar de algumas alternâncias no marcador, Portugal esteve mais vezes na frente. No final do 1º periodo as portuguesas estavam a vencer por 14-12.

 

Na primeira metade do 2º quarto, Portugal conseguiu manter-se na frente do jogo, chegando mesmo à máxima vantagem de 6 pontos (21-15) após 1 lance-livre de Maianca Umabano. Depois veio a reação espanhola que nos últimos 5 minutos deste quarto fez um parcial de 14-5, que levou a partida para o intervalo com o resultado em 31-26 para Espanha.

 

No inicio da 2ª parte assistiu-se a algum desacerto de parte a parte, com a Espanha a falhar alguns lançamentos fáceis e Portugal com 4 "turnovers" nos primeiros 3 minutos, conseguindo as lusas o seu 1º cesto quando faltavam 6:36 para o fim do periodo. A Espanha ia conseguindo manter-se na frente mas as portuguesas sempre muito próximo no marcador. No final do 3º periodo as espanholas ganhavam por 5 pontos (39-34), num jogo com baixa eficácia de parte a parte, mas muita vontade de ganhar da equipa portuguesa.

 

No 4º periodo, Portugal continuou sempre muito perto, até que Maianca Umabano arrancou um triplo que empatou a partida. A equipa portuguesa estava num bom momento, mas melhor ficou quando Catarina Miranda arrancou outro triplo, quando faltavam 4:05 para jogar, e que colocava o resultado em 45-50 para Portugal. A Espanha respondeu de imediato com 2 pontos, mas Isabel Costa não se ficou atrás, pois marcou mais 2 pontos que colocaram o jogo novamente a 5 pontos de diferença, a 3:25 do fim. Daí para a frente Portugal nunca mais voltaria a encontrar o caminho do cesto. A base espanhola Raventos acabou por marcar primeiro um duplo e depois um triplo que empatou a partida a 2:18 do fim. Nos últimos segundos a treinadora Mariyana Kostourkova ainda pediu um desconto de tempo para organizar a última posse de bola, mas o lançamento de Carolina Bernardeco acabou por não entrar.

 

No prolongamento Portugal ainda esteve empatado por duas vezes (57-57 e 59-59), a última das quais a 1:49 do fim, mas as espanholas fizeram 3 duplos consecutivos que acabaram por deitar por terra as esperanças lusas.

 

No final da partida: Espanha 66 – 61 Portugal

 

Por periodos: 12-14; 19-12; 8-8; 13-18; 14-9

 

Destaque nas portuguesas para Maianca Umabano com 23 pontos, 5 ressaltos e 3/3 dos 3pts e para Maria Kostourkova que voltou a fazer um bom jogo (13 pts e 14 ressaltos). Carolina Bernadeco fez 11 pontos e 5 assistências.

 

Domingo é dia de folga para todas as equipas, aguardando-se ainda o desenrolar dos jogos de hoje à tarde/noite para clarificar a classificação dos diferentes grupos.

Competições | FPB | Seleções
1 AGO 2015

Mais Notícias