Portugal mantem-se entre os melhores da Europa

Está consolidado aquele que era o grande (e difícil) objectivo da Selecção Nacional, neste Campeonato da Europa de Sub-16 Masculinos: Portugal venceu hoje a Selecção da Islândia e garantiu, assim, a manutenção na Div.

Competições | Seleções
28 AGO 2006

A. O jogo de hoje era absolutamente decisivo, uma vez que quem o perdesse se iria juntar à Alemanha para discutir os dois últimos lugares da Div. A – lugares esses que significam a despromoção à Div. B. Com esta vitória, os jogadores portugueses estão de parabéns, uma vez que vão continuar entre os melhores sub-16 da europa. É certo que vão terminar na 2ª metade da tabela classificacativa deste campeonato, mas o facto é que a manutenção na Div. A é, só por si, um grande feito, dado o nível competitivo da mesma. Agora, falta apenas o jogo com a Eslovénia (que venceu a Alemanha, escapando também à despromoção) e, depois, está garantido um regresso em festa (independentemente do resultado que obtenham diante dos eslovenos) para a comitiva portuguesa. Os nossos valorosos atletas são merecedores de parabéns. Valeu a pena viverem tanto tempo fora da família e do convívio com os amigos – um deles, durante 3 anos, oito deles durante 2 anos e dois deles durante 1 ano, estudaram, treinaram e residiram no Porto, no Centro Nacional de Treino. Os parabéns são também para os pais e para os seus clubes – pela compreensão e apoio dos primeiros e pela colaboração e tabalho desenvolvido pelos segundos. Também todo o staff dirigente, técnico, médico-desportivo e administrativo é merecedor do apreço, por mais este importante passo na afirmação do basquetebol jovem português, na senda internacional.

No jogo de hoje, os portugueses começaram melhor e, no final do primeiro período, já venciam por 12-24. No 2º período a vantagem portuguesa tornou-se menos expressiva e chegou-se ao intervalo com 34-42. No 3º período os islandeses tentaram a recuperação e, aos 7’13 estavam com apenas 5 pontos de desvantagem. O jogo ficou completamente em aberto ao minuto 6’47 do 3º período, quando os nórdicos conseguiram reduzir para apenas 3 os pontos de diferença no marcador; no entanto os portugueses não permitiram mais que isso e conseguiram, ainda no 3º período, repôr uma vantagem “algo” confortável, chegando ao fim do período com 12 pontos de vantagem (53-65). Nos últimos 10 minutos o jogo foi equilibrado, o que permitiu aos portugueses segurar esta importante vitória, com um resultado final de 70-84.Seleccionador fala em «sucesso colectivo»O técnico que comandou a equipa nacional – Rui Alves – disse ao Portal que“o sucesso é sempre resultado de um trabalho colectivo mas, nesta altura,todos os que nos ajudaram, e não foram poucos, não levarão a mal que eureleve o papel extraordinário que o meu adjunto Sérgio Fraga desempenhouao longo deste último ano, devemos-lhe muito”. Também os jogadoresmereceram uma palavra do treinador “foram fantásticos pela forma como seempenharam ao longo da preparação e da competição. Deixem-me realçar que 11 destes 12 jogadores estiveram um ou dois anos em regime de internato no âmbito da preparação regular que se realizou no CNT do Porto, o que só por si significa um grande espírito de sacrifício e comprometimento de toda a família. Eles mereciam isto mais do que ninguém”.Manolo foi talismãJá anteriormente foi aqui descrito a forma como as pessoas de Andújarapoiaram a equipa nacional, “pois se não temos cá a Espanha, apoiamo-vos avós”. A frase “são os mais simpáticos” foi ouvida por funcionários dopavilhão, motoristas, pessoas da organização e pessoal do hotel onde aequipa esteve alojada. Ora um deles – Manolo – sabendo que a equipa haviaperdido os primeiros jogos, decidiu ir com a família ver o jogo com aAlemanha “para dar suerte”… e nem foi preciso convencê-lo a ir ver odecisivo jogo com a Islândia pois ele ficou logo conquistado.DedicatóriasA partida frente à Islândia teve uma dedicatória muito especial – ao TiagoCoutinho. O jovem sub-16, que chegou a fazer parte do CNT do Porto e seviu obrigado a interromper a actividade desportiva por doença, está arecuperar bem e tem sido recorrentemente lembrado pelo grupo. Também oJoão Mesquita, não estando no balneário, foi lembrado pelo resto daequipa.Resultados de todos os jogos: Islândia X Portugal – 70-84Portugal X Alemanha – 76-65 Lituânia X Portugal – 89-79 Portugal X Ucrânia – 71-90 Turquia X Portugal – 67-61 Itália X Portugal – 76-61 Portugal X Letónia – 40-89

Competições | Seleções
28 AGO 2006

Mais Notícias