Portugal não segue para aos oitavos de final

Na difícil campanha europeia que os Sub-16 estão a realizar, Portugal tem vindo a melhorar jogo a jogo, quer em termos exibicionais, quer em termos de resultados.

Competições | Seleções
14 AGO 2006

No passado Sábado, perdeu com a sua congénere italiana, por 76×61. Ao contrário da ronda inaugural, a equipa lusa discutiu o jogo até aos últimos minutos do encontro, sucumbindo apenas no final fruto de alguns erros defensivos e ofensivos. Ontem, a surpresa quase que aconteceu no pavilhão de Martos, com os jovens portugueses a obrigar a actual campeã da Europa – a Turquia (que contava com 4 desses jogadores medalhados no ano passado) – a empenhar-se a fundo para levar de vencida o conjunto português por um nivelado 67×61. Com estes resultados, a equipa fica definitivamente arredada do acesso aos oitavos de final da prova, iniciando amanhã a ronda de classificação. No detalhe pode ler mais pormenores da competição e ainda as reacções do seleccionador.

– Próximos jogos de Portugal (todos no pav. municipal de Andujar; horas locais)15-Ago – PORTUGAL x Ucrânia – 18h4516-Ago – Lituânia x PORTUGAL – 16h3017-Ago – PORTUGAL x Alemanha – 16h30 – Resultados históricos em europeusUma das novas funcionalidades do sítio oficial da FIBA na web (www.fibaeurope.com) é a antevisão estatística de cada jogo, da qual faz parte o histórico de resultados entre as equipas que se confrontam. Assim, o último Portugal x Itália tinha sido a 14/08/1998, na ronda de qualificação do europeu desse ano, em que a equipa nacional de então perdeu 77-41. Quanto à Turquia, já se havia encontrado duas vezes com Portugal, vencendo ambas (61×38, s/d; 58×43, 1995). – Rui Alves fala em “resultados esperados”O seleccionador nacional afirmou ao Portal que “os resultados foram os esperados, tendo em conta o poderio das outras selecções do nosso grupo. Aliás, só ficou desiludido quem se iludiu que pudéssemos estar a disputar os oito primeiros e, felizmente, ninguém nesta equipa estava com essas expectativas…”. Prognosticando sobre o que poderá ser a segunda fase, o técnico afirmou que “os nossos objectivos são a manutenção, tarefa que se espera muito complicada pela qualidade dos adversários. No entanto, os jogadores estão bem, sabem que têm valor e têm conseguido superar-se em momentos críticos.” – DedicatóriasA cada jogo que disputam, os sub-16 dedicam o esforço e o empenho a pessoas/entidades que colaboraram, ou com quem se cruzaram, durante a sua preparação. A primeira jornada foi dedicada a Mário Saldanha e restante direcção da FPB. A segunda foi repartida por pessoas que cuidaram para que nada faltasse durante a preparação regular realizada no CNT Porto: Dr. Basil Ribeiro, funcionários da Pousada da Juventude do Porto e Câmara Municipal de Paredes. Ontem, foi a vez de dedicar o jogo às entidades que facilitaram a preparação (UTAD, CM Paços Ferreira, CM Macedo Cavaleiros e CM VRSto António).

Competições | Seleções
14 AGO 2006

Mais Notícias