Portugal não ultrapassa a Bélgica e vai enfrentar a Polónia com o objetivo da manutenção na Divisão A

Seleções Jovens
6 AGO 2025

Portugal disputou esta quarta-feira frente à Bélgica a partida decisiva para ficar a saber se a Seleção Nacional iria entrar nas oito melhores da Europa ou se iria disputar entre o 9.º ao 16.º lugar. Após um encontro esforçado e combativo, foram mesmo as belgas a sorrir no fim após o desfecho de 91-75.

Na primeira parte foram as adversárias a levar a melhor, ao superiorizarem-se nos dois parciais por 25-18 e 19-15, apesar do conjunto luso ter dado bons sinais a nível ofensivo e defensivo antes das equipas se dirigirem para os balneários.

De regresso após o intervalo, as atletas portuguesas conseguiram um grande terceiro parcial (21-25) e reduziram a diferença no marcador para sete pontos. Contudo, as belgas protagonizaram um quarto período muito forte ofensivamente (26-17) e apesar da Seleção Nacional nunca ter parado de procurar igualar-se no marcador, na buzina final o resultado era a favor da Bélgica (91-75).

Destaque-se a prestação de Inês Neto que registou 22 pontos, três ressaltos, três assistências e um roubo de bola (19 valorização).

Portugal volta a jogar amanhã, desta feita frente à Polónia, com a partida marcada para as 20h30 no Pavilhão Municipal de Guifões. A partida vai ser um jogo muito importante para o grande objetivo atual da Seleção, que é a manutenção na Divisão A. Caso as portuguesas consigam vencer o encontro, garantem essa manutenção.

O encontro vai ser transmitido no canal oficial da FIBA.

Na partida anterior, o Presidente do Comité Olímpico de Portugal, Fernando Gomes, e a Ministra da Cultura, Juventude e Desporto, Margarida Balseiro, abordaram a evolução do basquetebol feminino e a importância destes eventos para o panorama nacional.

Espanha 88-69

Na primeira partida do dia, a Espanha foi a primeira equipa a carimbar a passagem aos quartos de final após uma grande exibição de Marina Mata com 20 pontos, oito ressaltos e uma assistência (28 valorização).

França 74-81 Israel

Gal Raviv foi a melhor jogadora em campo na vitória de Israel sobre a França, com 32 pontos, cinco ressaltos, duas assistências, dois roubos de bola e um desarme de lançamento (31 valorização).

Itália 101-70 Letónia

A Itália apurou-se para os quartos de final da competição depois de uma forte exibição da equipa, com foco individual para Carlotta Zanardi que registou 14 pontos, dois ressaltos, oito assistências e um roubo de bola (24 valorização).

Turquia 74-64 Chéquia

Elif Instabulluoglu voltou a destacar-se no apuramento da Turquia para os quartos-de-final, após uma exibição com 23 pontos, 11 ressaltos e três roubos de bola (25 valorização).

Suécia 92-86 Polónia

A Suécia apurou-se para os quartos-de-final da competição após uma exibição de luxo de Tilda Trygger, que registou 31 pontos, nove ressaltos, duas assistências e um roubo de bola (37 valorização).

Eslovénia 61-62 Lituânia

Sintija Aukstikalnyte foi a MVP da partida na vitória por margem mínima da Lituânia. A atleta apontou 23 pontos, cinco ressaltos, três assistências e seis roubos de bola (24 valorização).

Países Baixos 74-77 Islândia

Asa Lind Wolfram foi a MVP da partida na grande vitória da Islândia sobre os Países Baixos, com uma prestação notável ao registar 18 pontos, cinco ressaltos e um desarme de lançamento (21 valorização).

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.

(Em atualização)

Seleções Jovens
6 AGO 2025

Mais Notícias