Portugal perde com Hungria por um ponto
Uma derrota amarga, já que com este desaire a formação portuguesa não conseguiu evitar a descida para a Divisão B.

Competições | Seleções
8 AGO 2015
Depois de ter estado tão próximo de chegar aos quartos-de-final, um jogo perdido pela diferença mínima acaba por marcar toda uma participação com momentos de brilhantismo, e em que as comandadas de Mariana Kostourkova provaram que eram capazes de se bater frente a qualquer adversário. A seca de pontos nos momentos finais do encontro determinou este resultado negativo, já que a pouco mais de três minutos do final, Portugal liderava por quatro pontos de vantagem. Este domingo, Portugal joga contra Estónia, às 10h00 de Portugal continental, para definir as 15ª e 16ª posições do Europeu.
Um verdadeiro balde de água fria. A Seleção Nacional sub-18 feminina não conseguiu manter-se entre a elite europeia do escalão e regressa à Divisão B na próxima temporada. Este sábado, no Campeonato da Europa que decorre na Eslovénia, a equipa foi derrotada pela Hungria, por apenas um ponto (58-57) e acabou por ser despromovida.
O jogo começou equilibrado, com diversas mudanças na liderança do marcador. A equipa nacional acabou por conseguir terminar o 1º quarto na frente por 3 pontos de vantagem (17-14).
A Hungria respondeu bem, "saltando" logo para a liderança no inicio do 2º período, conseguindo até ganhar uma vantagem relativa, pois Portugal "encalhou" nos 17 pontos. Durante os primeiros 6:59 deste quarto, a equipa nacional não marcou qualquer cesto. Quando o intervalo chegou, as portuguesas tinham 6 pontos de desvantagem no marcador (23-29).
No regresso do balneário, Portugal voltou com vontade de dar a volta aos acontecimentos, e aos 2 pontos iniciais da Hungria, as portuguesas responderam com um parcial de 15-0, que motivava a reviravolta no marcador em 38-31, virando assim completamente o encontro em apenas 3:37 minutos. A Hungria procurava o mesmo, a manutenção na Divisão A, e não baixou os braços, voltando a colar-se no marcador. Maianca Umabano marcou 12 pontos neste período e ajudava Portugal a voltar para a liderança, no final do 3º quarto (45-44).
Portugal voltou a entrar bem no derradeiro quarto, e com um parcial de 7-0, conseguiu chegar à vantagem de 8 pontos com 6:23 para jogar (52-44). Catarina Miranda ainda marcou 2 triplos que colocariam o marcador em 55-47, mas a Hungria não desistia, e Wenniger respondeu também com 2 lançamentos de 3 pts certeiros. Maria Kostourkova marcou 2 pontos a 3:06 do fim, que colocava o resultado em 57-53 favorável à equipa portuguesa, mas esses seriam os últimos pontos de Portugal, pois as jogadoras lusas não mais voltariam a encontrar o caminho do cesto.
As húngaras continuaram a "carregar" na tabela ofensiva e a ter segundas oportunidades para lançar ao cesto. Com isso conseguiram passar para a frente no marcador por 1 ponto, a 2:06 do final do encontro. Daí até ao término da partida, mais nenhuma equipa conseguiu somar pontos. No final dos 40 minutos a Hungria estava na frente e Portugal relegado para a Divisão B.
Resultado final: 57-58 para a Hungria
Por períodos: 17-14; 6-15; 22-15; 12-14
Apesar da melhor percentagem de lançamento (41% contra 34%) e de ter feito menos "turnovers" (14-19), Portugal permitiu que a Hungria lançasse mais 8 vezes ao cesto, fruto dos 22 ressaltos ofensivos conquistados.
Destaques na equipa portuguesa para Maianca Umabano (14 pontos e 5 ressaltos), Maria Kostourkova (12 pontos e 10 ressaltos) e Beatriz Jordão (10 pontos) e para as 10 assistências de Carolina Bernardeco.