Portugal perdeu com israelitasmas deixou aviso para a Grécia

Portugal perdeu (75-87) esta noite frente a Israel no jogo de abertura do Torneio Internacional de Tondela para selecções nacionais Sub18 mas deu boas indicações para o encontro da «segunda volta» com os israelitas, marcado para a Grécia, em Abril próximo, nas meias-finais do Europeu 2004.

Seleções
27 FEV 2004

O desafio foi muito interessante e permitiu a Alexandre Correia, seleccionador nacional, testar a plasticidade da selecção nacional para se adaptar à toada da congénere de Israel. No segundo encontro da noite a Turquia bateu a Polónia, por 77-41.

A selecção portuguesa abordou o jogo algo desconcentrada, permitindo alguns contra-ataques que contribuíram para a vantagem inicial dos israelitas, ao mesmo tempo que a defesa individual que utilizou revelava dificuldades na travagem dos postes contrários, especialmente de Nir, que terminou com 21 pontos e oito ressaltos. Também no ataque contra a zona de Israel os portugueses enfrentaram alguns problemas na circulação da bola e selecção dos lançamentos. Daí a vantagem forasteira de 27-19 no final do primeiro período. A mudança para a defesa à zona, aplicada com agressividade a partir do início do segundo período, bem como uma escolha mais criteriosa dos momentos e locais de lançamentos permitiu a Portugal recuperar a desvantagem no marcador, encurtando-a para apenas três pontos ao intervalo (39-42), depois de vencer o parcial por 23-12.O regresso da equipa nacional à defesa individual, após o descanso, foi novamente bem aproveitado por Israel que, apetrechado com bons executantes técnicos, logrou dilatar para mais dez pontos o avanço que detinha ao intervalo no final do terceiro período (parcial de 10-23). Assim, a recuperação portuguesa observada no quarto e derradeiro período (parcial de 23-25) voltou a passar pela reutilização da defesa à zona e mais paciência no ataque, estratégia que repôs o equilíbrio de forças no campo mas não no marcador, terminando o encontro com a vitória justa dos israelitas.EQUIPAS E MARCADORESPORTUGAL: João Santos (10), Stephane Freitas (3), António Pires (14), Miguel Graça (5), José Almeida (19), João Vicente (5), Fábio Fernandes (8), Diogo Teixeira (7), Gustavo Mota, Pedro Marta (nj), David Gomes (4) e Vítor Carvalho.ISRAEL: Asayag (16), Tzabar (5), Hanochi (4), Kadir (12), Levy (1), Golan, Nir (21), Ohayon (15), Elmozini (9), Buchbinder (2), Cohen e Fahima (2).O Torneio Internacional de Tondela, que está a ser marcado por uma excelente organização, prossegue amanhã às 16 horas com o jogo Israel-Turquia e, às 18, com o Portugal-Polónia.

Seleções
27 FEV 2004

Mais Notícias