Portugal sagra-se vice-campeão mundial de desporto para atletas com deficiência intelectual

Seleção Nacional de basquetebol volta a conseguir um brilhante resultado

Competições | Seleções
10 JUN 2023

Mais uma vez, a Seleção Nacional de basquetebol para atletas com deficiência intelectual está de parabéns! Portugal sagrou-se campeão vice-campeão mundial em França, na cidade de Vichy.

A formação lusa, que à entrada para esta prova era a campeã mundial em título, perdeu na final, frente à Austrália, por 98-68.

Até ao jogo decisivo, Portugal teve um percurso imaculado: triunfos na fase de grupos diante do Japão (78-50) e da Polónia (87-35). Nos quartos de final, a nossa Seleção bateu os EUA por 88-48 e nas “meias” ultrapassou a França, turma da casa, por 67-58.

Em declarações prestadas à Federação Portuguesa de Basquetebol, o selecionador nacional, Alcindo Monteiro, referiu que a principal meta foi alcançada: “Estivemos inseridos no Grupo A, com o Japão e a Polónia. Ganhámos os jogos do grupo e vencemos os EUA, que se estrearam na prova, e ainda bem, porque estamos a falar da terra do basquetebol. Defrontámos a França nas meias-finais e foi muito difícil, já que defrontámos a equipa da casa, porque estávamos algo debilitados, só com nove jogadores. Mas chegámos à final, o nosso principal objetivo. A Austrália estava a funcionar muito bem, já os conhecemos há muitos anos”, disse.

Alcindo Monteiro desfez-se em elogios aos seus jogadores, aludindo às dificuldades: “Estes jogadores têm uma característica, sendo que conheço alguns há mais de 20 anos: são fantásticos, dão tudo aquilo que têm! Infelizmente, não conseguimos treinar e estagiar como gostaríamos, até por razões profissionais, pessoais e económicas. É complicado juntar estes atletas para um trabalho mais consistente. Temos quatro equipas nacionais que fazem este trabalho e que fornecem jogadores à Seleção: FC Porto, FC Gaia, Lousã e Clube “Os Especiais” da Madeira. Mas quando chegam à Seleção, é impossível haver uma semana de trabalho. Muitos até competem nestas provas estando de férias nos seus empregos”, revelou.

Portugal confirmou, mais uma vez, que é uma potência na modalidade, com vários posições de destaque em Mundiais e Europeus nos últimos anos.

Importa destacar o sucesso geral da comitiva portuguesa da Associação Nacional de Desporto para Desenvolvimento Intelectual (ANDDI) nestes Mundiais, o que se traduziu na conquista de 37 medalhas.

Competições | Seleções
10 JUN 2023

Mais Notícias