Portugal soube-se impor
Quando era importante vencer, a Seleção de Sub-16 Masculinos deu uma resposta cabal, ao bater, no jogo inaugural do Campeonato da Europa – Divisão B, a Estónia por 81-69.
Competições | FPB | Seleções
8 AGO 2013
Uma vitória que começou a ganhar forma durante a 1ª parte, mas que se complicaria durante o segundo tempo. Destaque para a boa reação do conjunto português quando em desvantagem no marcador, e para o desempenho individual de Diogo Brito, que à sua conta converteu 29 pontos.
Com o base Pedro Oliveira (4 pontos, 9 assistências e 8 ressaltos) a comandar muito bem as movimentações ofensivas da equipa, e o extremo Diogo Brito com a mão quente (16 pontos no quarto inicial), Portugal cedo se adiantou no marcador. No final do 1º período já vencia por dez pontos de diferença (26-16), vantagem que aumentaria para dezassete no final do 1º tempo.Na etapa complementar a eficácia ofensiva da equipa portuguesa decaiu, e se no final do 3º período a marcha do marcador ainda estava controlada (62-52), tudo se complicaria no derradeiro período. Os turnovers complicavam a tarefa do conjunto português, que a pouco mais de 4 minutos do final do encontro perdia por quatro pontos de diferença (65-69). Momento complicado para os jovens portugueses, mas um triplo de Carlos Salamanca (13 pontos), e dois pontos de Diogo Brito recolocavam Portugal na frente do marcador (70-69). Foi o mote para um final de jogo muito bom por parte dos atletas nacionais, que até final do jogo não sofreriam mais pontos, terminando a partida com um parcial de 16-0.Um resultado positivo é sempre importante na estreia de uma competição, pelo que o grupo sai reforçado para enfrentar já esta sexta-feira, pelas 20 horas, a Seleção da Finlândia.Destaque a ainda para o estreante Jorge Pires, autor de 10 pontos, 7 ressaltos, 2 roubos de bola e 2 assistências, e para a prestação de Hugo Pereira (11 pontos).