Portugal termina em 12.º

Portugal despediu-se este domingo do Campeonato da Europa de sub-18 masculinos com uma derrota frente à seleção holandesa, perdendo por 78-57.

Competições | Seleções
3 AGO 2015

Terminou no 12º lugar entre 24 equipas participantes.

 

A Seleção Nacional não realizou um bom jogo, estando muito abaixo daquilo que lhe é habitual.

 

Portugal iniciou o encontro de modo apático, sem grande empolgamento, com baixa eficácia nos lançamentos, o mesmo sucedendo no início à  seleção holandesa, a tal ponto que o marcador registava aos cinco minutos de jogo uma igualdade a 4 pontos e aos 10 minutos 10-11 para nós.

 

Neste período Portugal tinha da linha de 3 pontos 7 lançamentos tentados e nenhum convertido, contra 0/1 da Holanda. Quer dizer, dispusemos de várias tentativas para marcar e desperdiçámos. E quando assim é, corremos sérios riscos de o adversário se aproveitar dos nossos erros e ir afastando-se no marcador. Como veio a suceder, com o adversário a fazer um parcial de 10-0, colocando o marcador em 20-11, à custa de contra-ataques, recuperação de bolas e ataques com lançamentos de 2 pontos convertidos.

 

Ao intervalo registava o marcador 30-23 para a Holanda. Nesta altura, Portugal tinha 9,1% (1/11) de 3 pontos, 14 ressaltos ganhos contra 23 da seleção holandesa e permitido 24 pontos da área pintada.

 

No terceiro período, Portugal voltou a não defender bem, não pressionando a bola e os lançamentos , de tal modo que a seleção holandesa, que tinha ao intervalo 0/1 em 3 pontos, fez neste período 6. Converteu consecutivamente 3, afastando-se definitivamente no marcador, fazendo no período um parcial de 25-14 e colocando o resultado em 55-37.

 

No quarto e último período, Portugal ainda tentou diminuir a desvantagem, conseguindo reduzi-la para os 8 pontos (64-52), aos 35 minutos de jogo, mas definitivamente não era um dos seus dias e de novo a vantagem se alargou, com um parcial de 14-5 nos últimos 5 minutos.

 

Portugal bem criou situações para lançamentos de campo, mas a sua eficácia era baixa. Veja-se que lançou 26 vezes da linha de 3 pontos e só converteu 4 (15,4%), contra 6/12 da seleção holandesa.

 

Portugal até nos tinha habituado a boas percentagens de lançamento de 3 pontos. Veja-se por exemplo no primeiro jogo frente à Eslováquia, fez 6/14 (42,9%) e no segundo jogo, frente à Suécia, que conquistou o título de campeã da Europa – Divisão B, fez 8/20 (40%).

 

 

Por Portugal jogaram e alinharam:

Nuno Sá (9p); Pedro Batista (2p); Francisco Albergaria; Daniel Caetano (4p); Filipe Rodrigues (5p ); Carlos Cardoso; Diogo Brito (21p); Gonçalo Delgado ; Diogo Araújo (5p); Ricardo Monteiro (8p); Rodrigo Lima (2p); Jorge Pires (1p);

 

A seleção portuguesa regressa esta segunda-feira a Portugal.

Competições | Seleções
3 AGO 2015

Mais Notícias