Portugal termina em 9º

Portugal acabou o Campeonato da Europa (Divisão B) no 9º lugar e alcançou o objetivo a que se propôs a partir do momento em que ficou fora dos quartos-de-final – alcançar a melhor classificação possível.

Competições | Seleções
19 JUL 2015

No jogo de atribuição dos 9º e 10º lugares, a jovem equipa portuguesa derrotou a Eslováquia, por concludentes 86-68, e regressa a casa com a sensação de dever cumprido.

 

Apesar do resultado dilatado, o jogo não começou da melhor forma para Portugal. Com efeito, os eslovacos dominaram grande parte do primeiro período, mas a reação da equipa lusa não se fez esperar. Terminou os primeiros 10 minutos com uma vantagem de um ponto, que ao intervalo já era de 13 (51-38), fruto de um desempenho imaculado em termos de turnovers, a controlar exemplarmente as posses de bola.

 

O 3º período foi o menos conseguido por parte dos jogadores portugueses (8 turnovers neste quarto). A Eslováquia ainda conseguiu chegar aos 4 pontos de desvantagem mas isso não abalou Portugal que disparou para um último período fortíssimo, não dando qualquer tipo de hipótese aos eslovacos.

 

Os comandados de José Ricardo Neves dominaram a luta das tabelas (40 ressaltos – 22 defensivos e 18 ofensivos -, contra os 32 do adversário) aproveitou bem as muitas perdas de bola dos eslovacos (23 turnovers, contra os 10 de Portugal) e revelou acerto na hora de atirar ao cesto, sobretudo da linha de lance livre, onde revelou uma eficácia de 80 por cento.

 

De frisar ainda que a Seleção portuguesa terminou o jogo com cinco jogadores a marcar mais de 10 pontos. Foram eles Daniel Relvão (com 13, aos quais ainda juntou 12 ressaltos e 6 desarmes de lançamento), Agenor Rolo (12), João Lucas 15), Francisco Amiel (13 pontos, 6 assistências e 6 roubos de bola) e Isaías Insaly (13). 

 

De realçar o facto e enaltecer a camaradagem da equipa que se deslocou ao hospital pelos seus próprios meios para ir visitar o capitão Diogo Gameiro, e assim comemorarem o 9º lugar alcançado. Uma informação transmitida pelo próprio pai do atleta, Amilcar Gameiro, a quem esta atitude não surpreende, uma vez que que tem "o prazer de acompanhar estes jovens jogadores ao longo destes últimos anos e só poderia esperar algo tão nobre."

 

A Seleção Nacional Sub 20 Masculina regressa esta segunda-feira a Portugal, com chegada ao Aeroporto de Lisboa prevista para as 18h40.

Competições | Seleções
19 JUL 2015

Mais Notícias