Portugal triunfa perante os Países Baixos e vai disputar com a França a manutenção
Portugal joga hoje às 18 horas

Seleções Jovens
9 AGO 2025
Portugal venceu este sábado os Países Baixos num jogo determinante para evitar a descida para a Divisão B. Apoiados pelo público do Pavilhão Municipal de Guifões e pelo grande espirito de equipa que apresentaram, as jogadoras fizeram um jogo muito competente e garantiram a vitória por 58-49.
No primeiro período do encontro, as duas formações equipararam-se, com um parcial de 15-15 a não separar os dois conjuntos. Porém, no 2.º quarto, as atletas portuguesas apresentaram um grande nível defensivo e com um parcial de 18-6 partiram para o intervalo com uma vantagem de 12 pontos.
Assim, com as equipas de regresso do balneário e com uma vantagem na casa das dezenas, restava à Seleção Nacional conseguir manter essa vantagem para confirmar o triunfo. Com um parcial de 14-14 no 3.º período, a vantagem mantinha-se e as comandadas de José Araújo conseguiram mesmo finalizar a partida por cima no resultado e com grandes festejos por parte das atletas e dos fãs que as apoiaram até à buzina final.
Destaque-se a prestação de Leonor Peixinho, que foi a jogadora com mais valorização na partida (17), ao registar nove pontos, oito ressaltos, uma assistência e um roubo de bola.
A próxima e última partida de Portugal no EuroBasket Sub20 Feminino está marcada para as 15h30, frente à França, num encontro que irá decidir quem é a terceira equipa a descer para a Divisão B da competição.
Ao longo da competição, que teve início no dia 2 de agosto, estiveram presentes várias entidades que deixaram o seu comentário e voto de força à equipa, tais como, o Secretário de Estado do Desporto, Pedro Dias; a Presidente da Câmara Municipal, Luísa Salgueiro; a Vice-Presidente da IPDJ, Clara Silva; o treinador adjunto da Seleção Nacional de Sub19 Femininas, Marco Rodrigues e o Selecionador Nacional Sénior Feminino, Ricardo Vasconcelos.
Entrevistas completas aqui:
A Seleção Belga vai agora lutar pelo 5.º lugar na última partida da competição, após vencer a Islândia depois de uma exibição sólida de Ella Declercq, que registou 15 pontos, dois ressaltos, três assistências e dois roubos de bola (18 valorização).
Marianna Byvatov voltou a destacar-se na vitória da Alemanha, após marcar 12 pontos, 14 ressaltos, seis assistências, cinco roubos de bola e um desarme de lançamento (21 valorização).
Israel vai disputar o 5.º lugar com a Bélgica após uma vitória com um cesto no último segundo de Gal Raviv, que foi a MVP do encontro com 19 pontos, dois ressaltos, três assistências e dois roubos de bola (19 valorização).
A França está a um passo de evitar a descida de divisão após vencer a Chéquia graças a uma boa prestação de equipa com foco individual em Lou Bobst, que marcou 18 pontos, dois ressaltos e cinco assistências (19 valorização).
Daniele Paunksnyte liderou a sua equipa à final com 21 pontos, nove ressaltos, quatro assistências e dois roubos de bola (19 valorização).
(EM ATUALIZAÇÃO)
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.