EuroBasket Sub20 Feminino: Último dia de competição

Seleções Jovens
10 AGO 2025
A Seleção Nacional disputou este domingo a última partida no EuroBasket Sub20 Feminino, desta feita frente a França, equipa que já tinha defrontado no jogo inaugural do torneio. Apesar do grande esforço coletivo e também da bancada do CDC de Matosinhos, Portugal não conseguiu derrotar as gaulesas e o desfecho final (65-72) ditou a descida de divisão para as lusas.
No primeiro período reinou o equilíbrio entre os dois conjuntos, com ambas as equipas a não se conseguirem superiorizar uma à outra (15-15). Porém, o segundo quarto foi de maior eficácia ofensiva para as adversárias, que conseguiram um parcial de 12-24, significando uma diferença de 12 pontos entre as duas formações.
À saída dos balneários, Portugal entrou com grande motivação e confiança, conseguindo reduzir a desvantagem para quatro pontos após um parcial de 19-11 no terceiro período. Contudo, nos derradeiros últimos dez minutos, foi a França a conseguir impor-se e a alcançar a vitória por uma diferença de sete pontos (65-72).
Destaque para a prestação de Leonor Peixinho, que registou 11 pontos, sete ressaltos e um desarme de lançamento (15 valorização).
A Seleção Nacional desce assim para a Divisão B na próxima época desportiva mas note-se o esforço, a dedicação e a garra que as atletas demonstraram ao longo de toda a competição, mesmo quando o resultado não sorria a favor das lusas, estas nunca baixaram a cabeça e deram sempre o seu melhor para honrar o seu país.
Ver esta publicação no Instagram
No decorrer da partida de Portugal, ao intervalo, foi homenageada a Seleção Sub16 Feminina de 2015, que conseguiu ser vice-campeã europeia e apurar-se pela primeira vez para o Mundial Sub-17, celebrando os dez anos deste marco histórico. Estiveram presentes as atletas Ana Ramos, Maryam Chermiti, Ana Margarida Gonçalves, Mariana Silva, Marta Vargas, Tess Santos, Beatriz Jordão, Luana Serranho. Esteve também presente o dirigente Manuel Albano, o Seleccionador Agostinho Pinto, a treinadora-adjunta Teresa Barata, o secretário João Janeiro e o Presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol, Manuel Fernandes.
No intervalo da final, entre a Lituânia e a Espanha, foi realizada uma homenagem em honra à Seleção Nacional Sub19 Feminina, que conquistou o 5.º lugar no campeonato da Europa em 2024 e o 7.º lugar na estreia no Mundial Sub19 Feminino, na Chéquia. Foram destacadas as jogadoras da equipa, faltando apenas a comparência de Clara Silva e Marta Vieira, que prontamente foram recordadas pelas colegas de equipa que trouxeram a camisola de cada uma. Além disso, foram também destacados os membros da equipa técnica, médica e comunicação, assim com o Diretor Técnico Nacional, Nuno Manaia, e o Presidente da FPB, Manuel Fernandes.
Marina Mata foi a MVP da final, com uma grande prestação individual ao registar 14 pontos, nove ressaltos e cinco assistências, sem falhar qualquer lançamento de campo (26 valorização).
Joanna Scheu realizou uma ótima prestação individual e ajudou a Alemanha a garantir o 9.º lugar na competição após marcar 16 pontos, três ressaltos, sete assistências e dois roubos de bola (24 valorização).
A Turquia garantiu o 7.º lugar na competição após uma exibição sólida de Azra Ercelik que registou 16 pontos, quatro ressaltos, uma assistência, um roubo de bola e um desarme de lançamento (22 valorização).
As italianas conquistaram o terceiro lugar na competição depois de mais uma grande exibição coletiva, com foco para Carlotta Zanardi, que marcou oito pontos, sete ressaltos e seis assistências (16 valorização).
Os Países Baixos e a Chéquia enfrentaram-se no duelo entre as duas equipas que já têm confirmada a descida de divisão. Foram as holandesas a vencer a partida após uma grande prestação de Keona Douwstra, que marcou 18 pontos, seis ressaltos, quatro assistências e dois roubos de bola (20 valorização).
A Letónia garantiu o 11.º lugar na competição após uma exibição de luxo da atleta Madara Smite, que registou 21 pontos, seis ressaltos, cinco assistências e seis roubos de bola (29 valorização).
As belgas garantiram o 5.º lugar na competição ao vencerem Israel. Destaque para a partida de Alicia Courthiau, que apontou 21 pontos, seis ressaltos e um roubo de bola (23 valorização).
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
(Em atualização)