Portugal vence Taça SpuerkeessElvis e Sofia foram os melhores

Portugal venceu a Taça Spuerkeess, do sector masculino, e os portugueses Elvis Évora e Sofia Ramalho foram considerados os melhores jogadores do Torneio Internacional do Luxemburgo, que terminou hoje.

Seleções
28 DEZ 2003

No sector feminino, a Selecção Nacional terminou na segunda posição, atrás da Noruega, na Taça Lottolux. Uma digressão muito positiva.

A vitória (78-71) sobre a Suíça na derradeira jornada da Taça Spuerkeess garantiu a Portugal o primeiro lugar na competição. Em jogo muito equilibrado, frente a um colectivo muito bem organizado, os portugueses tiveram de se aplicar a fundo para ganhar o controlo do encontro, o que só veio a suceder na segunda parte.Até ao intervalo, quando o marcador registava uma vantagem helvética de dez pontos (34-44), a Selecção Nacional sentiu grandes dificuldades para se adaptar à defesa zona montada pelo adversário, o que justificava o atraso no resultado. Foi só após o reatamento que os comandados de Valentyn Melnychuk conseguiram encontrar vontade, garra e discernimento para unirem forças e encarar as adversidades ofensivas, com resultados positivos reflectidos no parcial a seu favor de 26-12 obtido no terceiro período. Equilibrado o marcador, a equipa lusitana conseguiu manter o ascendente até final do jogo, atingindo a vitória valorizada pela tenaz oposição do conjunto suíço.A selecção suíça situa-se no mesmo nível competitivo da portuguesa, está bem organizada colectivamente, possui uma estatura média mais elevada e regista a presença de seis jogadores oriundos da ex-Jugoslávia, por conseguinte, com sólidos argumentos técnicos e cultura táctica superior. Perante esta oposição, Portugal ripostou, sobretudo na segunda parte, com uma boa organização defensiva, baseada no sentido colectivo e de entreajuda, argumentos que se revelam cada vez mais capazes de induzir confiança e auto-estima aos jogadores nacionais para enfrentarem compromissos mais exigentes no futuro, sobretudo os que se referem aos campeonatos da Europa.Valentyn Melnychuk, o seleccionador nacional, era um homem cansado mas muito feliz no final da Taça Spuerkeess. Foi generoso nas avaliações ao trabalho de preparação desenvolvido em Rio Maior, enaltecendo a atitude compenetrada e séria dos seus pupilos e revelando-se confiante no futuro da actual equipa. Esta satisfação é tanto maior quanto a juventude do novo conjunto, substancialmente renovado com valores que já são referência em Portugal, concretamente na Liga TMN, como são os casos de Rui Mota, Jorge Coelho ou Jaime Silva. Apontou como exemplo a aplicação de Rui Mota no período preparatório, realizado em Rio Maior, onde o jovem portista cumpriu quatro treinos diários, esforço que lhe valeu a inclusão no cinco inicial da Selecção Nacional no Luxemburgo. Por isso, Melnychuk também não se esqueceu de agradecer aos treinadores dos clubes nacionais o trabalho que têm desenvolvido com os jovens portugueses que cada vez mais vincam o seu valor no mais alto nível do basquetebol português.

Jogadores e marcadores portugueses

  • Jaime Silva (3), Rui Mota (6), José Costa (7), Filipe Silva (nj), Francisco Jordão (20), Nuno Perdigão (7), Nuno Cortez (nj), Nuno Marçal (nj), Paulo Simão (2), Elvis Évora (22) e João Manuel (5). Parciais do jogo (primeiro valor referente a Portugal): 18-24; 16-20; 26-12 e 18-15.

    Portugal foi segundo na Taça Lottolux
    Na última jornada da Taça Lottolux, do sector feminino, Portugal venceu o Luxemburgo por 58-39, desfecho que lhe conferiu o segundo lugar na competição, atrás da Noruega.
    A história mais interessante do jogo contou-se apenas no primeiro período, durante o qual durou a resistência anfitriã. A partir daí a Selecção Nacional assumiu definitivamente o controlo do jogo (vencia ao intervalo por 33-15), o qual permitiu a José Leite, treinador principal, fazer rodar todas as jogadoras, entre as quais se contam quatro estreantes nestas andanças internacionais.

    Jogadoras e marcadoras portuguesas:

  • Joana Ribeiro (3), Susana Almeida (2), Sónia Reis, Susana Soares (7), Sofia Ramalho (12), Cristiana Araújo (9), Mónica Duarte (6), Vera Correia (10), Sónia Ferreira (2), Cecília Shinn (2), Sofia Coelho (4) e Joana Batista (1).

    Elvis Évora e Sofia Ramalho eleitos os melhores jogadores
    Além do primeiro lugar na competição masculina e o segundo na feminina, Portugal trás ainda na bagagem para o País mais duas saborosas distinções: Elvis Évora e Sofia Ramalho foram eleitos os Jogadores Mais Valiosos (MVP) do Torneio Internacional do Luxemburgo. Parabéns Elvis e Sofia!

  • Seleções
    28 DEZ 2003

    Mais Notícias