Portugal volta a vencer na preparação para o Europeu de Sub 16 Masculinos
Esta segunda-feira, a Seleção Nacional de Portugal de Sub 16 Masculinos repetiu o programa de domingo: treinou de manhã e ao final da tarde voltou a defrontar a sua congénere da Roménia, no segundo jogo de preparação que efetuou em Bucareste, antes de rumar ao Campeonato Europeu. Hoje, a comitiva portuguesa segue para Sófia, na Bulgária, onde decorrerá o Campeonato Europeu de Sub 16 Masculinos, Divisão B, entre 11 e 20 de agosto.

Atletas | Competições | Seleções
9 AGO 2015
Portugal estreia-se contra a Holanda, às 13h45 locais, 11h45 no nosso país.
Portugal venceu novamente à Roménia, desta feita por 53-46. Este segundo jogo foi sempre mais equilibrado, registando-se uma vantagem máxima de 7 pontos a favor de Portugal já no final do jogo, com muita agressividade defensiva de ambas as equipas, mas baixos níveis de eficácia ofensiva (percentagens de lançamentos de campo de 35-36%). Durante a primeira parte, tivemos uma Roménia ligeiramente superior (27-26 ao intervalo), mas na segunda metade a nossa Seleção foi melhor, especialmente no quarto período.
A equipa das quinas apresentou-se mais concentrada, disciplinada e intensa durante todo o jogo, realizando um bom trabalho defensivo, embora com problemas no ressalto, e revelando mais qualidade na organização coletiva ofensiva e nas transições, também ofensivas, que lhe permitiram alguns lançamentos fáceis, não obstante muitas perdas de bola (16 turnovers). As percentagens de lançamentos de campo (total: 365; 2p: 44%; 3p: 22%; evidenciaram alguma insegurança na execução e falta de confiança na finalização. De registar a infelicidade do jovem Gustavo Rodrigues, que se lesionou no primeiro lance ofensivo em que interveio, com uma pancada no joelho, sendo que por precaução não jogou mais, não havendo impedimentos à sua utilização no Europeu.
Pela Seleção Nacional de Portugal de Sub 16 Masculinos jogaram
Ruben Nobre – 6 minutos, 1 falta
Gustavo Teixeira – 12 segundos
Francisco Amarante – 30 minutos, 11 pontos, 2 ressaltos, 1 falta
Pedro Oliveira – 4 minutos, 1 assistência
Diogo Peixe – 39 minutos, 18 pontos, 11 ressaltos, 3 assistências
Miguel Correia – 15 minutos, 2 ressaltos
Ricardo Neves – 11 minutos, 2 pontos, 4 ressaltos, 1 assistência, 2 faltas
João Guerreiro – 30 minutos, 12 pontos, 3 ressaltos
Vicente Jardim – 16 minutos, 2 pontos, 2 ressaltos, 3 faltas
Lamine Banora – 20 minutos, 8 pontos, 5 faltas
Miguel Reis – 23 minutos, 5 ressaltos, 1 falta
Rodrigo Soares – 6 minutos, 1 ressalto, 1 falta
A Federação Portuguesa de Basquetebol agradece à Federação Romena de Basquetebol o convite para a realização destes 2 jogos finais de preparação, bem como a forma muito simpática e cordial como a Selecção Nacional de Sub 16 Masculinos foi recebida e tratada.