Portuguesas entram com pé esquerdo
O primeiro jogo de preparação da Seleção Nacional de Sub-16 Feminina não teve o desfecho desejado (63-75), muito por culpa pela forma como entrou no jogo. A equipa portuguesa sentiu muitas dificuldades ofensivas e defensivas perante a Seleção de Castilla y Leon, conjunto que se encontra na reta final da preparação para os Campeonatos de Espanha (jogos entre as seleções autonómicas - equivalente às nossas "Festas do Basquetebol").

Competições | Seleções
28 DEZ 2014
Apesar do resultado negativo, as jovens portuguesas deixaram boas indicações, sobretudo pela prestação que tiveram na etapa complementar. Assim como, o jogo serviu para demonstrar o quanto importante é o contacto internacional,
No ataque, ainda não estavam decorridos 3 minutos de jogo já a equipa portuguesa tinha 5 cometido "turnovers", sinal que não estava a tratar bem a posse de bola. Na defesa, as portuguesas tinham dificuldades em parar as penetrações das atletas espanholas, que muitas vezes conseguiam desiquilibrios defensivos em situações de 1×1. Ao intervalo, o resultado de 51-27 espelhava claramente a superioridade da Seleção de Castilla y Leon, já que dominava em todos os aspetos do jogo.
No regresso dos balneários, as pupilas de Agostinho Pinto vieram com a clara intenção de emendar a má 1ª parte, e depressa conseguiram baixar a fasquia dos 20 pontos de diferença. No 3º período, as portuguesas venceram por 17-9, com a equipa lusa a tentar explorar a "experiente" Beatriz Jordão através do jogo interior. No derradeiro quarto, Portugal voltou a estar melhor, agora por 19-15, dando sinais que os primeiros 20 minutos foram o reflexo do primeiro contacto internacional de algumas das atletas que compõem o grupo de trabalho.
As portuguesas sofreram 24 pontos em toda a 2ª parte, contra os 51 consentidos na 1ª metade. No ataque, também estiveram melhor na etapa complementar, com 36 pontos marcados, contra apenas os 27 do 1º tempo. Indicadores que a equipa está no bom caminho, a evoluir positivamente, embora o tempo de trabalho não permita que tudo funcione na perfeição.
Destaque na equipa portuguesa para Beatriz Jordão, com 25 pontos, 11 ressaltos e 7 faltas provocadas, tendo sido bem acompanhada, na 2ª parte, por Ana Ramos, Luana Serranho e Eliana Cabral, todas com 8 pontos marcados.
Resultados da 1ª jornada
Aros Universidade de Leon 74- 58 Real Canoe
Seleção Castilla y Leon 75 – 63 Portugal
Jogos para amanhã (hora espanhola)
10h30 Portugal – Real Canoe (3º e 4º lugar)
12h30 Sel. Castilla y Leon – Aros Univ. Leon11 (final)Portuguesas entram com pé esquerdo