Portuguesas promovidas em Espanha
O CREF Hola de Maria Correia e Carla Nascimento garantiu este fim-de-semana a promoção à principal Liga Feminina de Espanha.

Atletas | Competições
26 ABR 2015
Numa final concentrada, que reuniu as quatro formações mais bem classificadas na Liga Feminina A e B, a equipa das portuguesas ganhou os três jogos que realizou, sendo que no último e decisivo encontro, diante do Alcobendas, a partida só foi decidida no prolongamento. A internacional Maria Correia esteve em grande evidência, acabando por ser uma das principais responsáveis pelo sucesso da equipa.
O CREF Hola começou por defrontar o Ensino e venceu, por 71-55, com Maria Correia a protagonizar uma belíssima exibição – 21 pontos, 3 ressaltos, 2 assistências e 4 roubos de bola, em 31 minutos de utilização. Já Carla Nascimento contribuiu com 3 pontos, 3 ressaltos, 1 assistência e 1 roubo de bola.
Na segunda partida, a equipa que liderou durante quase toda a fase regular a Liga Feminina 2B despachou por concluentes 80-45, o D. Olimpico. Mais uma vez Maria Correira esteve em bom plano, com 16 pontos, 8 ressaltos e 1 roubo de bola, em 24 minutos, enquanto Carla Nascimento somou 9 pontos, 4 ressaltos, 3 assistências e 4 roubos de bola, em 24 minutos.
Seguiu-se a final frente ao Alcobendas. Foi um jogo bem mais complicado que os anteriores, decidido apenas no prolongamento (77-68). Mas no final a vitória sorriu à equipa das portuguesas, que na próxima temporada estará entre a elite do país vizinho, juntamente com o Plenilunio, que também subiu. De referir que neste último jogo Maria Correia marcou 16 pontos, capturou 5 ressaltos e distribuiu uma assistência (em 39 minutos); Carla Nascimento registou 3 pontos e 4 ressaltos, (24 minutos).
Entre a restante armada portuguesa além-fronteiras, destaque para Betinho Gomes, que ajudou com 8 pontos e 3 ressaltos no triunfo do Andorra, por 77-73, diante do Murcia, na 30ª jornada da Liga ACB. É a segunda vitória seguida, 11ª da época, em 30 jornadas, e o Andorra está na 14ª posição.
Em França, na NM1, equivalente à 3ª Divisião, o Avignon Sorgues caiu para o 12º lugar depois de perder com o Chartres, por 82-89, na 33ª ronda da fase regular da competição. Contrariamente ao que vinha sendo normal, Arnette Hallman não foi titular. Jogou 15 minutos, somando 4 pontos, 3 ressaltos e 4 assistências.
Na mesma competição, o Quimper manteve o 14º posto na tabela classificativa, mesmo tendo perdido na deslocação ao recinto do Mulhouse, por 74-83. Miguel Cardoso alinhou 37 minutos, somando 13 pontos, 4 ressaltos, 4 assistências e 2 roubos de bola.