Portugueses além fronteiras: os jogadores em destaque desta semana

Atletas portugueses continuam a consolidar o seu lugar nas respetivas equipas

Atletas
19 NOV 2025

Numa semana marcada por muitas das nossas atletas portuguesas estarem afastadas devido à presença na seleção nacional, os destaques vão para os nossos jogadores que atuam fora de Portugal.

Começamos com Diogo Brito. O jogador tem mostrado ser uma peça fundamental na equipa — fora de campo, mas principalmente dentro dele. Na partida mais recente, o Obradoiro venceu o Cartagena por 94-68 e, nos 21 minutos jogados, Diogo marcou 16 pontos, fez uma assistência e dois ressaltos e comprovou ser um jogador importante da equipa espanhola. De recordar que a equipa do português integra o principal escalão da Liga.

Também na mesma liga encontramos Nuno Sá, Rafael Lisboa e Diogo Seixas. Nos últimos dias, os jogadores disputaram dois jogos: um para o campeonato e outro para a Taça de Espanha.

No sábado, a equipa do Palma jogou para o campeonato e sofreu uma derrota pesada por 73-109 frente ao Alicante. Ainda assim, Nuno marcou 10 pontos e fez três ressaltos nos vinte minutos que esteve em campo. Ontem, a caminhada na Taça de Espanha terminou após a derrota frente ao Movistar Estudiantes por 77-90.

A história foi diferente para Rafael e Diogo. O Ourense venceu ontem o Sant Antoni por 83-72, garantindo a passagem aos quartos de final da competição. Rafael foi, mais uma vez, um dos destaques da equipa, com 12 pontos, três assistências e um ressalto. Diogo Seixas contribuiu com dois pontos, duas assistências e dois ressaltos.

No passado domingo, a equipa jogou para o campeonato e, após duas vitórias consecutivas, sofreu uma derrota diante do Palma FIBWI por 76-83. Rafael integrou, como tem sido habitual, o cinco inicial da equipa. Marcou seis pontos, fez três assistências e dois ressaltos em 26 minutos.

Nos últimos quatro jogos, a equipa de Travante Williams não tem sido muito feliz, somando quatro derrotas consecutivas — duas no campeonato francês e duas na Champions League. Na partida para o campeonato, o Le Mans recebeu o Monaco e, apesar da derrota por 84-93, o jogador foi o MVP da equipa, com 12 pontos, sete ressaltos e duas assistências, totalizando 17 pontos de valorização. Ontem, receberam o Gran Canaria para o último jogo da fase de grupos da Champions League e, mesmo tendo estado a vencer durante praticamente todo o encontro, acabaram derrotados por 88-90. Com o fim da fase de grupos, a equipa de Travante não vai prosseguir na competição.

Por outro lado, Anthony da Silva e os seus companheiros puderam finalmente sorrir. Depois de cinco jogos sem vencer, o Évreux regressou às vitórias frente ao Challans por 86-79, e o português foi o jogador mais utilizado do plantel (35 minutos). Durante o tempo que esteve em campo, marcou 10 pontos, fez seis assistências e cinco ressaltos, consolidando cada vez mais o seu papel de extrema importância na equipa francesa.

Muito longe, mas em constante destaque, têm estado Clara Silva e Filipa Barros. As duas atletas estão a representar equipas universitárias nos Estados Unidos da América.

A poste portuguesa mudou-se para o Texas e vai, este ano, defender as cores dos TCU Horned Frogs. Em quatro jogos realizados, a equipa soma um registo 100% vitorioso. Clara tem sido uma peça fundamental e, na última partida, assinou uma excelente exibição que culminou num duplo-duplo — 11 pontos e 12 ressaltos — na vitória frente ao NC State, por 69-59.

Filipa Barros permanece nos California Baptist Lancers pelo quinto ano consecutivo e, tal como a equipa de Clara, mantém-se inabalável. A influência da portuguesa dentro de campo tem sido enorme e o último jogo foi verdadeiramente de luxo: 10 pontos, 11 assistências e 12 ressaltos, alcançando um triplo-duplo. Graças a essa performance, a base não passou despercebida e venceu o prémio de melhor jogadora da semana.

Estatísticas individuais dos atletas portugueses:

Travante Williams (Le Mans, LNB – França)

10pts (21min) na derrota frente ao Dreamland Gran Canaria (88-90) – Champions League

12pts, 7res, 2ast (31min) na derrota frente ao Monaco (84-93) – melhor da equipa

Anthony da Silva (Évreux Basket, Elite 2 – França)

10pts, 6ast, 5res (35min) na vitória frente ao Challans (86-79) – mais utilizado, voltaram as vitorias depois de 5 jogos a perder

Diogo Brito (Monbus Obradoiro, Primera FEB – Espanha)

16pts, 1ast, 2res (21min) na vitória frente ao Cartagena (94-68)

Rafael Lisboa (Clube Ourense Baloncesto, Primera FEB – Espanha)

12pts, 3ast, 1res (24min) na vitória frente ao Sant Antoni (83-72) – Copa de Espanha

6pts, 3ast, 2res (26min) na derrota frente ao Palma FIBWI (76-83)

Diogo Seixas (Clube Ourense Baloncesto, Primera FEB – Espanha)

2pts, 2ast, 2res na vitória frente ao Sant Antoni (83-72) – Copa de Espanha

Francisco Amiel (Albacete Basket, LEB Plata – Espanha)

7pts, 3ast, 2res (24min) na vitória frente ao Nadunet Refitel Basquet Llira (80-71)

Tiago Teixeira (Toledo, Segunda FEB – Espanha)

9pts, 2ast, 3res (20min) na derrota frente ao Iraurgi SB (79-83)

Nuno Sá (Palma BM, Primeira FEB – Espanha)

3pts, 4res (20min) na derrota frente ao Movistar Estudiantes (77-90) – Copa de Espanha

10pts, 3res (21min) na derrota frente ao Alicante (73-109)

Margarida Junqueira (Magec Tías Lanzarote, LF2 – Espanha)

9pts, 2ast, 3res (25min) na vitória frente ao Hierros Díaz Extremadura Miralvalle (85-65)

Carolina Bernardeco (Itesal Femenino Alcorcon, LF2 – Espanha)

9pt, 1res (18min) na derrota frente ao Bonita (65-69)

Clara Silva (TCU Women’s Basketball – Estados Unidos da América)

7pts, 1ast, 9res (22min) na vitória frente Tennessee State (122-39)

11pts, 12res (32min) na vitória frente ao NC State (69-59)

Filipa Barros (CBU Women’s Basketball – Estados Unidos da América)

5pts, 4ast, 7res (29min) na vitória frente ao San Jose State University (69-55)

10pts, 11ast, 12res (36min) na vitória frente ao Long Beach State University (83-60)

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.

Atletas
19 NOV 2025

Mais Notícias