Portugueses lá fora
No confronto entre portugueses, o Fundacion Grupo Norte de Pedro Bártolo superiorizou-se ao Clinicas Rincon Amivel de Cláudio Batista; ainda em Espanha, o CP Mideba, com Hugo Lourenço a titular, caiu no prolongamento contra o Getafe BSR; em França, na 2ª divisão, Valter Mendes e o “seu” Lyon Metropole ficaram praticamente arredados da luta pela manutenção, enquanto no 1º escalão o Meylan Grenoble, onde milita Nuno Neves, venceu o Le Puy en Velay; Paulo Soeiro, treinador-jogador do Lux Rollers 2, da 3ª liga alemã, saiu derrotado por 64-25 face ao RSC Frankfurt 3.
Atletas | Competições
8 MAR 2016
Uma semana depois da Taça do Rei, realizada em Málaga, calhou em sorte ao Fundacion Grupo Norte viajar de novo até à cidade do sul de Espanha para defrontar o Clínicas Rincón Amivel, em jogo a contar para a 4ª jornada da fase do título. Apesar da prestação descaracterizada, que se deparou com um conjunto malaguenho intrépido e veloz nas saídas para o ataque, o Fundacion Grupo Norte conseguiu somar a 4ª vitória (76-70) consecutiva para o campeonato e reforçar as aspirações de chegar à final-four. A derrota de um dos seus adversários diretos, o Bidaideak Bilbao, que perdeu no prolongamento em Las Palmas, coloca os de Valladolid em excelente posição para se qualificar para a etapa derradeira, a disputar em Murcia, no mês de maio. Pedro Bártolo exibiu-se a bom nível quando saiu do banco no 3º período e desbloqueou o ataque dos visitantes com 6 pontos (3/5 em lançamentos de 2pt) e uma assistência em 9 minutos. Já do lado dos malaguenhos, Cláudio Batista acumulou 2 ressaltos e 1 assistência nos 7 minutos em campo.
No CP Mideba vs Getafe BSR, Hugo Lourenço esteve em alta com 15 pontos, 15 ressaltos, 6 assistências e 2 recuperações, tendo atuado durante todo o encontro, que teve direito a um prolongamento. Ainda assim, tamanha exibição do português não foi suficiente para evitar a derrota por 62-63 perante o conjunto madrileno.
Em França, o Meylan Grenoble visitou o Le Puy en Velay, que derrotou por 79-62. Com este resultado, a equipa do base/extremo Nuno Neves ocupa o 9º e penúltimo lugar na primeira liga. Na segunda divisão, o Lyon Metropole complicou as contas da manutenção quase em definitivo ao perder fora diante do Dijon por 59-54, numa partida que se pautou por grande equilíbrio. Valter Mendes atuou 25 minutos e notabilizou-se pela consistência defensiva que ofereceu à sua equipa.
Na Alemanha, Paulo Soeiro (1.0 extremo), treinador-jogador dos Lux Rollers 2, equipa luxemburguesa integrada na 3ª liga germânica, a Oberlige division, viu a sua equipa perder por peremptórios 25-64 frente ao RSC Frankfurt 3. O Lux Rollers 2 encontra-se no 5º e penúltimo lugar.
Nos jogos do próximo fim de semana, nota de destaque para a presença do Meylan Grenoble no grupo C da Euroliga 2, cujo primeiro lugar dá acesso à Taça Andre Vergauwen, segunda prova europeia de clubes mais importante e cuja fase final será acolhida pelo Fundacion Grupo Norte BSR Valladolid, de 22 a 24 de abril. Em função da classificação, as restantes equipas serão distribuídas pelas taças Willi Brinkman e Challenge Cup, 3ª e 4ª provas mais credenciadas. Pela frente, Nuno Neves tem como adversários Beit Halochem Haifa, de Israel, BKIS Nevskiy Alyans, da Rússia, Yalova Ortapedikler S.K., da Turquia e Les Aigles de Meyrin, da Suíça.
Outros jogos:
Lyon Metropole vs Centre Federal – 12/03/16 – 17:00h
Nota: Hugo Lourenço, do Mideba Extremadura, em foco na imagem