Portugueses lá fora
Fiquem com mais uma edição da rubrica "Portugueses lá fora", relativa ao basquetebol em cadeira de rodas, com vários atletas nacionais em destaque.

Atletas | Competições
3 NOV 2016
Iniciamos a nossa rubrica em França, com o português mais destacado neste fim de semana. Nuno Neves, base/extremo do Meylan Grenoble, apontou 19 pontos dos 82 com que a sua equipa “trucidou” os visitantes Saint-Ouen, em jogo da 4.ª jornada da 2.ª divisão francesa. Desta forma, o conjunto dos Alpes cimenta naturalmente a sua candidatura à subida, posicionando-se no 2.º posto da 2.ª divisão francesa em igualdade pontual com o 1.º classificado, Luc Handibasket.
No 4.º escalão gaulês, Yuri Fernandes assinou uma excelente exibição, ao conseguir em 25 minutos 14 pontos, 4 ressaltos e 4 assistências, contribuindo e muito para a vitória do Mulhouse no reduto do BH Lyonnais por 35-50.
Na Alemanha, o Lux Rollers teve pela frente na Liga Regional as equipas de reservas de dois “tubarões” do basquetebol em cadeira de rodas germânico, RSV Lahn Dill 3 e Rhine River Rhinos 2. Superioridade incontestada em ambos os encontros: 82 – 59 contra Rhine River Rhinos 2, enquanto a RSV Lahn Dill 3 impôs-se por 82-23.
Na Série A italiana, o histórico SSD Santa Lucia de Ismael Sousa enfrenta uma situação rara e soma duas derrotas em outros tantos jogos, tendo desta feita perdido por 49-70, num jogo em que Ismael de Sousa não saiu do banco, adiando a sua estreia com a nova equipa.
Por último, em Espanha, jogo menos conseguido do CP Mideba e de Pedro Bártolo, na deslocação à Galiza para o embate contra o Basketmi Ferrol, mas ainda assim prestação suficiente para averbar a segunda vitória à segunda jornada. Começo tremido dos estremenhos, que viveram à custa do lançamento exterior de Jose Cano (27 pontos na partida) para resolver os seus problemas no ataque, e que não esperavam uma réplica tão forte dos ferrolanos, reforçados pelos postes iranianos Mousa e Torfi, autores de 16 e 12 pontos respetivamente. Igualdade plena no final do 1.º quarto – 15-15 – e quando parecia que o conjunto de Badajoz ia disparar no marcador, no 2º período, Ferrol volta a reagir na segunda parte e coloca-se a escassos 2 pontos à entrada do último período. Essa escassa vantagem dos estremenhos fora alcançada nos últimos segundos do 3º parcial por intermédio de um lançamento do base português. Nos 10 minutos finais, a frieza e a maior experiência dos jogadores de Mideba vieram ao de cima e permitiram construir uma vantagem de 10 pontos – 46-56 no término do encontro. Pedro Bártolo registou 6 pontos, 3 ressaltos e 6 assistências, nos 40 minutos em campo.
Em Málaga, o Clinicas Rincón sucumbiu à qualidade do Bidaideak Bilbao BSR, que apesar de não contar ainda com o medalhista de ouro norte-americano Joshua Turek, levou de vencida o conjunto malaguenho por 59-50. David Mouriz – 15 pontos, 5 ressaltos e 1 assistência -, Asier Garcia – 12 pontos, 12 ressaltos e 9 assistências -, e Txema Avendaño – 16 pontos e 5 ressaltos – foram os principais obreiros do triunfo. O português Cláudio Batista, a recuperar de uma lesão no pulso, não foi opção do lado malaguenho.