Portugueses lá fora
Lyon Métropole, de Valter Mendes, cada vez mais candidato à subida, depois de superar o Meylan Grenoble de Nuno Neves; Santa Lucia vence pela primeira vez na Série A italiana; em Espanha, na Divisón de Honor, Pedro Bártolo e o CP Mideba prolongaram a maré de maus resultados com a 3.ª derrota consecutiva frente a Zuzenak, lanterna vermelha; no último escalão francês, Yuri Fernandes decisivo na vitória do Mulhouse, no reduto do Illkirch; na Alemanha, os Lux Rollers conquistaram mais dois triunfos, com Paulo Soeiro totalista de minutos em ambos, consolidando a liderança na liga regional e o ataque à subida à Bundesliga 2.
Atletas | Competições
22 NOV 2016
Sortes diferentes para os portugueses na Nationale 2, em França. Assim o ditava a matemática, já que o Lyon Métropole de Valter Mendes recebeu o Meylan Grenoble de Nuno Neves, que derrotou por renhidos 54-50. O equilíbrio reinou de tal modo que só a 5 minutos do final do encontro o Lyon Métropole soube o que era liderar e pela margem mínima – 43-42 -, mas vamos às incidências iniciais. Neste dérbi regional de Ródano-Alpes, os visitantes impuseram-se no período inaugural, 10-17, construindo uma vantagem significativa, que os lioneses conseguiram encurtar gradualmente e chegar ao intervalo 3 pontos abaixo no marcador – 22-25. No reatar do encontro, pouco ou nada mudou, e persistiu o domínio do jogo interior da equipa de Grenoble, que se revelava intransponível na defesa, e por isso voltou a ver espelhada a sua superioridade no marcador de forma mais vincada, terminando o 3.º quarto com o resultado de 33-41. O 4.º período não se avizinhava fácil, mas a alteração da estratégia defensiva, que passou a contemplar uma pressão a campo inteiro, rendeu vários roubos de bola, o que aliado ao maior acerto na concretização levou o Lyon Métropole à liderança. A agressividade caraterística dos últimos minutos de um jogo em aberto provocou várias idas à linha de lance livre de parte a parte, mas quem resistiu foram mesmo os anfitriões lioneses que assim somam a quinta vitória em seis jogos. Do lado do Lyon Métropole Valter Mendes atuou 13 minutos, durante os quais averbou 3 ressaltos e 1 roubo de bola, enquanto por Meylan, Nuno Neves marcou 9 pontos.
Ainda em França, Yuri Fernandes esteve em plano de evidência, na vitória do seu Mulhouse na deslocação à Alsácia frente ao Illkirch por 34-57. O extremo luso, ex-Trovões do Barreiro, jogou durante 20 minutos e registou 14 pontos, 9 dos quais no 1.º período, 5 ressaltos e 4 assistências.
Em Espanha, o CP Mideba de Pedro Bártolo perdeu pela 3.ª vez consecutiva, numa autêntica debacle em casa perante o último classificado, Zuzenak Vitoria, por 45-48. À letargia ofensiva, entrecortada por breves períodos de acerto no lançamento exterior, juntou-se a permissividade na defesa que proporcionou ataques cómodos na área pintada a Pablo Miguel Lopez “Piti”, melhor marcador do encontro com 19 pontos, e a Ruben Viso, letal a 4 metros, tendo sido responsável por outros 15 pontos. O base português Pedro Bártolo foi mais um com pontaria desafinada (3/12), apesar dos 3 lançamentos exteriores quase consecutivos no 3.º período e que permitiram aos estremenhos entrar para o quarto derradeiro com uma vantagem de 7 pontos. Aí, inexplicavelmente, Mideba consentiu penetrações fáceis a Vitoria e no ataque continuou a falta de ideias, disfarçada até então pelos contra-ataques e lançamentos exteriores bem sucedidos.
Na Alemanha, Paulo Soeiro atuou os 80 minutos na jornada dupla do Lux Rollers, na liga regional, onde permanece invicto depois de somar mais duas vitórias. A primeira aconteceu contra os Hot Wheelers, de Karlsruhe, que não conheciam até então o sabor da derrota, e dificultaram muito a missão dos luxemburgueses. Ao intervalo, o marcador assinalava 19-26 favorável aos Lux Rollers, que só depois escaparam definitivamente no marcador e arrecadaram os 2 pontos graças ao resultado de 35-56. O extremo português marcou 4 pontos. No segundo encontro, de menor grau de exigência, a vitória pendeu novamente para os Lux Rollers, que abordaram com tranquilidade o conjunto Team´99 Aschaffenburg. Dado que ao intervalo a vantagem já ascendia a quase 30 pontos – 47-18 -, o 2.º tempo serviu para testar diversas soluções de ataque e defesa, chegando ao fim o encontro com 79-41. Desta feita, Paulo Soeiro apontou 8 pontos.
Por fim, em Itália, na Série A, Santa Lucia estreou-se a vencer na visita ao Special Sport Bergamo Montello, por 44-59. Nota mais para Marco Stupenengo, base internacional italiano que se mostrou com mão “quente”. O poste Ismael de Sousa jogou os últimos 3 minutos.