Portugueses lá fora
O CP Mideba de Pedro Bártolo caiu de pé em casa do campeão espanhol e da Europa, CD Ilunion – 74-55.
Atletas | Competições
16 NOV 2016
Em Itália, ainda não foi desta que Ismael de Sousa somou a primeira vitória, já que o Santa Lucia perdeu frente aos atuais campeões, Briantea 84 Cantù, por expressivos 46-77.
Nota: Jogo do CP Mideba Extremadura na foto
Exibição de gala do CP Mideba, no campo do todo-poderoso CD Ilunion, atual campeão espanhol e da Europa, que conta nas suas fileiras com 7 atletas que marcaram presença nos Jogos Paraolímpicos do Rio de Janeiro. Apesar da derrota, os estremenhos, que se deslocaram a Madrid com apenas 7 jogadores, tendo somente sido utilizados 6, demonstraram que a derrota no fim de semana transato com Clinicas Rincon Amivel de Málaga não espelha o seu potencial. O conjunto comandado por Jorge Borba Cintas entrou determinado no encontro, imprimiu agressividade na defesa, consentindo poucas facilidades no jogo interior aos irmãos Zarzuela, e revelou-se incisivo no ataque, ao intercalar lançamentos exteriores com transições rápidas e contra-ataques. O 1.º período fechava com 16-20 favoráveis aos visitantes, pouco depois de Pedro Bártolo ampliar a vantagem da equipa de Badajoz com um triplo. Numa exibição coletiva sólida, o base português foi mais um em bom plano, ao registar 10 pontos (2 lançamentos de 2 pt e 2 triplos), 3 assistências, 1 ressalto e 1 roubo de bola. Porém, como seria previsível, a reação do CD Ilunion não se fez esperar e rapidamente a equipa orientada por Jose Artacho, que acumula as funções de selecionador espanhol, assumiu a liderança. Os madrilenos apertaram na defesa, carregaram no jogo interior e gradualmente afastaram-se no marcador, indo para o último quarto com vantagem de 15 pontos. A qualidade dos campeões em título, aliada ao cansaço dos estremenhos, forçados a um enorme desgaste face à escassez de banco, determinaram o vencedor da partida, ilustrando um desequilíbrio que na realidade não existiu de modo tão acentuado. 74-55 no final.
Em Itália, Ismael de Sousa voltou a gozar de alguns minutos com a camisola de Santa Lucia e estreou-se a marcar (3 pontos), na receção aos atuais campeões, UnipolSai Briantea 84 Cantù, donos de um plantel invejável, onde sobressaem nomes como o medalhista de ouro norte-americano Brian Bell, o argentino ex-Santa Lucia, Adolfo Berdun, o espanhol Jordi Ruiz – prata no Rio de Janeiro – ou o italiano Ahmed Raourahi. Sem surpresa, os visitantes impuseram-se de forma peremptória, alcançado um triunfo com uma vantagem de mais de 30 pontos – 46-77.


