Portugueses lá fora

Na Nationale B, 2.ª divisão francesa, o Lyon Métropole continua o percurso vitorioso (43-58 frente ao Gulherand CHV), na antecâmara do jogo“grande” contra o 2.o classificado, LUC Handibasket; na Nationale Deux, 4.º escalão gaulês, Yuri Fernandes ajudou o Mulhouse a impor-se no reduto do Astres por categóricos 25-63; em Itália, Ismael de Sousa não dispôs de minutos, mas viu o esforço da sua equipa ser premiado com o triunfo em casa do Padova Millenium – 62-72.

Atletas | Competições
14 DEZ 2016

Por último, em Espanha, e sem surpresa, o Mideba, com Pedro Bártolo em bom plano, só conseguiu suster o poderio do Amiab Albacete até ao descanso e averbou a 5.ª derrota consecutiva – 47-68.

Mais um fim de semana no topo para o Lyon Métropole. A equipa do poste Valter Mendes parece imparável no ataque à subida de divisão, tendo desta feita batido o Guilherand CHV, fora de portas, por 43-58. O favoritismo pendia para os lioneses, mas só se materializou à chegada ao intervalo com a vantagem a dilatar-se para a casa das dezenas – 21-32. Na segunda parte, a tónica foi de equilíbrio, ainda que sempre com ligeiro ascendente para os visitantes, como ilustram os parciais de 8-11 e 14-15, nos 3.º e 4.º períodos, respetivamente. No final, o marcador assinalava Guilherand 43-58 Lyon Métropole, uma semana antes de um compromisso que se prevê emocionante entre os lioneses e o 2.º classificado, LUC Handibasket. Valter Mendes esteve em campo 8 minutos, pontuando a sua discreta exibição com 2 ressaltos, 1 roubo de bola e 1 assistência.

Na Nationale Deux, Yuri Fernandes deu um contributo valioso à sua equipa para alcançar a vitória no reduto do ASTRES, por confortáveis 25-63. O extremo luso amealhou em 20 minutos 10 pontos, 6 ressaltos, 4 assistências e 1 roubo de bola.

Em Espanha, não foi desta que o CP Mideba virou a maré de maus resultados, contudo é justo dizer que a tarefa se adivinhava árdua, já que teve como adversário o Amiab Albacete, equipa talhada para discutir o título com o CD Ilunion, de Madrid. Os manchegos entraram fortes, causando estragos sobretudo no jogo interior, onde Lee Manning fez valer a sua estatura. O atleta britânico, que participou nos Paraolímpicos do Rio de Janeiro, à semelhança dos seus colegas de equipa e compatriotas Ade Orogbemi, Kyle Marsh e Harry Brown, viria a arrecadar 26 pontos no encontro. Mideba reagiu no 2.º período e ameaçou a igualdade, colocando-se a 3 pontos antes do descanso – 25-28. Contudo, o desnorte ofensivo do CP Mideba, que vivia de ataques erráticos, assim como a permissividade perante as investidas de Lee Manning, que compensava e de que maneira o dia não dos atiradores Alber Esteche e Kyle Marsh, desembocou numa vantagem de 10 pontos para os visitantes à entrada do último período. Mideba não se reencontrou, exibindo-se de forma precocemente combalida quando se exigia maior perseverança, e protagonizou mesmo o pior parcial do jogo – 9-20. Pedro Bártolo assinou uma das melhores exibições da época, ao registar 10 pontos (5/7 em 2pts 0/1 em 3pts), 5 ressaltos, 3 assistências e 1 roubo de bola. Resultado final: 47-68

Por fim, em Itália, Ismael de Sousa não saiu do banco – convém salientar que é a primeira época do português ao mais alto nível -, mas viu os seus companheiros alcançar nova vitória para Santa Lucia, fora de casa, contra o Padova Millenium por 62-72. O experiente poste italiano Matteo Cavagnini apontou 25 pts, bem secundado por Marco Stupenengo com 19 pts e por Christian Fares com 18 pts. 

Atletas | Competições
14 DEZ 2016

Mais Notícias