Portugueses lá fora

Só Paulo Soeiro e Ismael de Sousa triunfaram neste fim de semana “cinzento” para os atletas nacionais.

Atletas | Competições
28 NOV 2016

Em Espanha, o CP Mideba de Pedro Bártolo saiu derrotado na visita ao Bilbao BSR por contundentes 74-56, enquanto o Clinicas Rincon Amivel perdeu na receção a Getafe (60-61) e não contou com Cláudio Batista, que continua afastado por lesão; na última divisão francesa, Yuri Fernandes esteve em plano de evidência, mas o Mulhouse caiu, ainda assim, perante o Vandoeuvre por 41-44.

 

Nota: Foto do Santa Lucia – imagem relativa ao jogo entre Santa Lucia e Dinamo Sassari

O Lux Rollers segue com a caminhada vitoriosa e soma 10 vitórias ao cabo de 10 jornadas, na liga regional alemã. Na jornada dupla do fim de semana, os luxemburgueses voltaram a demonstrar ser uma equipa talhada para a Bundesliga 2 (2.ª divisão) e não para o escalão que atualmente integram, registando vitórias por 30-82 e 90-27. No primeiro embate, contra a equipa de reservas de Trier Dolphins, os Lux Rollers não precisaram de acelerar o ritmo para construir uma sólida vantagem até ao intervalo – 21-36. Na segunda parte, a hegemonia foi ainda mais evidente, e graças à maior intensidade e pressão defensiva, o resultado disparou para uns esmagadores 30-82 no final. Seguiu-se o Bad Kreuznach, equipa do estado Renânia-Palatinado, e aí fosso qualitativo provou-se semelhante, tendo os Lux Rollers conquistado os pontos em disputa por 90-27, com a contribuição de Paulo Soeiro, autor de 12 pontos, num dia particularmente certeiro para o extremo de pontuação 1.0, que só falhou um lançamento.

Em Espanha, o CP Mideba debate-se com a impotência para travar o ciclo de derrotas – esta foi a 4.ª e consecutiva -, desta feita face a um adversário poderoso como o Bilbao BSR – 74-56. Os bascos estiveram sempre no comando da partida e impuseram o seu jogo desde o primeiro minuto, o que lhes permitiu chegar ao descanso com uma vantagem de 21 pontos – 40-19. Por seu turno, os estremenhos voltaram a exibir-se erráticos no plano ofensivo e extremamente permeáveis na defesa, sem nunca conseguirem estancar a ameaça permanente que constituíam Asier Garcia, Txema Avendaño, David Mouriz e o norte-americano Joshua Turek, medalhista de ouro nos últimos Jogos Paraolímpicos. Pedro Bártolo até deu sinais promissores no período inaugural, ao marcar 5 dos 10 pontos da equipa (1 triplo e 1 lançamento de 2 pontos), contudo a partir daí deixou-se apoderar pela ansiedade e pelo desnorte transversal a boa parte da equipa, não voltando a faturar. Mideba jamais se revelou capaz de esbater diferenças e pôr em causa a vitória de Bilbao, que se assume como um dos conjuntos com competência para fazer frente aos dois “tubarões” da liga: o campeão espanhol e europeu, CD Ilunion, e o Amiab Albacete. Precisamente os albaceteños serão o próximo adversário do Mideba Extremadura, dia 10 de dezembro, em Badajoz. A Sul, em Málaga, o Clinicas Rincón confirmou o momento menos feliz que atravessa ao ser ultrapassado no seu reduto pelo renovado Getafe BSR, que até então somava apenas uma vitória – 60-61. Cláudio Batista não foi opção, a contas ainda com uma lesão no pulso.

Em França, Yuri Fernandes amealhou 13 pontos, 5 assistências e 3 ressaltos, nos 30 minutos em campo, na receção ao Vandoeuvre, mas a vitória viria mesmo a sorrir aos visitantes por 41-44.

Por último em Itália, Santa Lucia parece ter “encarrilado” e ganhou pela segunda vez consecutiva, em casa, contra o Dinamo Sassari por 64-49. Nota mais para Domenico Beltrame e Marco Stupenengo, que marcaram ambos 14 pontos. O poste luso Ismael de Sousa não atuou qualquer minuto. 

Atletas | Competições
28 NOV 2016

Mais Notícias