Portugueses lá fora
Jornada gloriosa para todos os portugueses envolvidos. O CS Meaux disputou a Euroliga 1, fase preliminar das competições europeias, e conseguiu apurar-se para a Taça Andre Vergauwen (2.ª prova continental mais relevante), com um meritório 3.º lugar no seu grupo; Pedro Bártolo assinou a melhor exibição da época, ajudando o Mideba Extremadura a qualificar-se para a Copa do Rei e a fugir aos lugares mais aflitivos; Yuri Fernandes deu um contributo importante para que o Mulhouse levasse de vencida o HB Lyonnais, no 4.º escalão francês; por último, Paulo Soeiro averbou a 14.ª vitória em igual número de jogos, na Liga Regional alemã, tornando-se cada vez mais uma formalidade a subida do Lux Rollers à Bundesliga 2.

Atletas | Competições
10 FEV 2017
Nota: Na foto podemos ver Yuri Fernandes
CP Mideba 63-61 Getafe BSR
Jogo de loucos em Badajoz. O nervosismo e a vontade de vencer estavam patentes nos rostos dos anfitriões, ávidos de um triunfo depois de 8 derrotas consecutivas. Notou-se a intensidade desde o primeiro minuto, com Mideba a revelar um acerto mais elevado do que o habitual e a conseguir contrariar o maior perigo de Getafe, o base colombiano Jose Leep. 18-13 assinalava o marcador após o período inaugural e, mais do que ter o ascendente do encontro, dava a sensação de que era uma questão de tempo até o conjunto de Badajoz dilatar a vantagem. Porém, para perplexidade do Nuria Cabanillas, Getafe pôs a nu a debilidade defensiva dos extremeños no último quarto, chegando mesmo a passar para a frente, muito à custa da eficácia de Berzal e de 2 triplos de Leep. Os fantasmas dos encontros anteriores gelaram o Nuria Cabanillas, mas logo de seguida, a sensivelmente 30 segundos do final, Pedro Bártolo voltou a colocar os pacenses na liderança, confirmando a exibição de gala (18 pts, 7 assistências, 1 ressalto). Ainda houve tempo para Getafe ir em busca de nova remontada, já sem sucesso, fruto da agressividade defensiva que os locais impuseram nos segundos derradeiros.
Asco Mulhouse 40-22 HB Lyonnais
Prestação positiva de Yuri Fernandes, na Nationale Deux, equivalente ao 4.º escalão gaulês. O ex-Trovões atuou 20 minutos, durante os quais amealhou 8 pontos, 3 ressaltos, 5 assistências e 2 interseções de bola.
Lux Rollers 60-41 Trier Dolphins 2
Poucas palavras para descrever o trajeto do Lux Rollers na Liga Regional alemã, senão exemplar. Os Luxemburgueses já na última época tinham na mão o direito de militar na Bundesliga 2 (2.º escalão profissional alemão), o que não se veio a confirmar, por questões estruturais e financeiras. O horizonte está agora em 2017/2018 e concretizar a promoção não parece uma tarefa hercúlea, dado que somam 14 vitórias em 14 jogos. Neste fim de semana, o adversário foi Trier Dolphins 2, que apesar de ser uma formação germânica, dista apenas 15 km do Luxemburgo. O jogo revestiu-se de uma dificuldade mais acrescida do que habitualmente, uma vez que os germânicos exploraram sagazmente as lacunas dos Lux Rollers, caso da lentidão de alguns dos seus jogadores de pontuação baixa, o que motivou, por exemplo, a entrada de Paulo Soeiro. A formação do internacional luso, ex-Alcoitão, acabaria por colmatar as falhas defensivas e vencer os 3 primeiros períodos por 4 pontos, permitindo-lhe abordar os últimos 10 minutos com 12 pontos de vantagem. A tendência manteve-se e no final a vitória pendeu para o Lux Rollers por 60-41, que fica à distância de mais dois triunfos para se sagrar campeão da Liga Regional, zona centro, e ascender à Bundesliga 2.
Euroliga 1 – CS Meaux
Desempenho louvável do CS Meaux, no grupo A da Euroliga 1, fase preliminar que distribui as equipas pelas 3 competições continentais mais importantes: Champions Cup, Andre Vergauwen e Willi Brinkmann. Sem qualquer lugar a surpresa, RSB Thuringia Bull, campeão alemão, e Besiktas, campeão turco, arrecadaram as duas vagas de acesso aos quartos de final da Champions Cup, o certame mais ilustre. O CS Meaux, de Christophe da Silva, bater-se-ia por isso pela qualificação para a Andre Vergauwen, juntamente com Ramt Gan, de Israel, e Varese, de Itália. Perante os israelitas, os franceses só se impuseram após 2 prolongamentos, por 69-73, enquanto no jogo decisivo face a Varese, que também ultrapassou Ramat Gan, sofreu menos, ao conquistar um triunfo por 55-67. Meaux repete assim a presença do ano passado, na Taça Andre Vergauwen. Todos os resultados de Meaux: Ramat Gan 69 Meaux 73; Meaux 57 Thuringen 78; Meaux 46 Besiktas 70; Varese 55 Meaux 67.