Portugueses lá fora
Vitória categórica do Lyon Baskt Handisport, na 2.ª liga francesa – 63-37 frente ao JDA Dijon, ao passo que também Nuno Neves saiu vitorioso no 2º. escalão do BCR francês, contribuindo para o triunfo do Meylan Grenoble, que recebeu o Gennevilliers – 58-54.

Atletas | Competições | Treinadores
8 MAR 2017
De referir ainda o duplo êxito para o Lux Rollers, na Liga Regional alemã, com prestações inequívocas da sua superioridade – 22-91 contra Mainhatten Skywhellers 2 e 85-32 perante Bad Wildungen.
Em sentido oposto, o CP Mideba de Pedro Bártolo caiu ante o campeão da Europa, CD Ilunion, por claros 70-40.
Lyon Basket Handisport 63-37 JDA Dijon
Prossegue intacta a caminhada do conjunto de Rodano Alpes rumo à subida ao máximo escalão do BCR francês. Os lioneses enfrentaram alguma resistência da equipa visitante, JDA Dijon, nos primeiros dois períodos, mas ainda assim construíram um parcial de 33-26, que constituía um bom prenúncio para preservar a liderança da Nationale B. Na 2.ª parte, a formação local exibiu um bom jogo coletivo, emprestando grande agressividade às suas ações defensivas, fator que causou dificuldades ao adversário e que permitiu dilatar largamente a vantagem, terminando o resultado em 63-37, sendo que Valter Mendes participou em 12 minutos do encontro. O próximo jogo, dia 18 de março, levará o Lyon a viajar até à capital francesa para defrontar a equipa de Saint-Ouen, que ocupa o último lugar da classificação.
Meylan Grenoble 58-54 Gennevilliers
O começo avassalador de Meylan – 14-6 no 1.º período e 15-10 no 2.º -, não fazia antever a segunda parte sofrida da equipa de Nuno Neves. Apesar do susto, Meylan Grenoble alcançaria a vitória por 58-54 com um contributo positivo do base/extremo luso, que apontou 4 pontos nos 15 minutos em campo.
Mainhatten Skywheelers 2 22-91 Lux Rollers/Lux Rollers 85-32 Bad Wildungen
Vitórias folgadas dos luxemburgueses do Lux Rollers, na Liga Regional Alemã. No primeiro encontro, imperou a serenidade, com o desfecho mais do que previsto desde cedo. Sem pressionar ou impor um ritmo elevado, a equipa de Paulo Soeiro chegou naturalmente a um triunfo por números garrafais – 22-91. O português jogou 25 minutos e marcou 6 pontos. Na segunda partida, mais do mesmo, apesar de uma réplica ligeiramente superior por parte de Bad Wildungen. O Lux Rollers permaneceu fiel à defesa zona, embora aplicando esporadicamente uma pressão a todo o campo, coroada de eficácia ao forçar 8 segundos, e revelou-se lesto no ataque e concretizador. Desta feita, o extremo ex-GDD Alcoitão amealhou 4 pontos em 25 minutos. Resultado final: 85 – 32. No próximo fim de semana, em caso de vitória na recepção a Karlsruhe, o Lux Rollers sagra-se campeão da Liga Regional Alemã.
CP Mideba 40-70 CD Ilunion
Os recém-consagrados vencedores da Copa do Rei de Espanha e atuais detentores campeões espanhóis e europeus, CD Ilunion, não consentiram quaisquer hipóteses ao CP Mideba. A equipa extremeña, cujo 5 inicial incluiu o português Pedro Bártolo, só questionou o favoritismo à priori dos madrilenos no 1.º período, onde perdia por 5 pontos, mas mostrava-se capaz de discutir o jogo. No 2.º quarto, face ao menor rendimento ofensivo, Jorge Borba Cintas retirou Marten Lilja, Pedro Bártolo e Joakim Lindblom para fazer entrar Gustavo Villafañe, Joel Gabas e Jose Cano, mas as intenções de aplacar a escalada de rendimento dos visitantes saíram goradas. Os madrilenos distanciaram-se de uma forma praticamente irremediável, subindo a vantagem para a casa das dezenas (17 pontos), circunstância também em muito devida aos lançamentos em momentos capitais de Terry Bywater. O inglês, MVP da Copa do Rei, continua em estado de graça e ajudou a sua equipa com 17 pontos, 5 assistências e 4 ressaltos em 26 minutos. Do lado pacense, Salvador Sandoval foi o jogador em destaque com 13 pontos, 8 ressaltos e 2 assistências. Na segunda parte, Mideba logrou uma ligeira aproximação (11 pontos), mas Ilunion rapidamente pôs termo às esperanças que subsistiam. O português Pedro Bártolo teve uma prestação tímida no lançamento (1 de 4 em lançamentos de 2 pontos) – registando ainda 1 ressalto e 2 assistências num total de 19 minutos – mas deu provas de competência a defender, ficando ligado ao período de maior equilíbrio entre as duas equipas.