Portugueses lá fora

Fim de semana 100% vitorioso para os atletas lusos, nos campeonatos estrangeiros.

Atletas | Competições
24 MAR 2017

O CP Mideba, com Pedro Bártolo no cinco inicial, foi ao País Basco derrotar o Zuzenak Vitoria por 39-48, numa exibição de serviços mínimos. Em França, na Nationale B, o Lyon Basket Handisport, de Valter Mendes, continua imparável e cimentou a liderança com um triunfo fora de portas contra o último classificado, Saint-Ouen – 47-85 -, enquanto na Nationale Deux (4º escalão) Yuri Fernandes deu um contributo decisivo para o sucesso do Mulhouse diante do Ilkirch – 56-26. Na Nationale A, elite do BCR gaulês, Christophe da Silva ajudou ativamente o CS Meaux na conquista de mais dois pontos, na receção a Lannion – 83-54 -, e preserva assim a liderança em igualdade com Le Cannet. Além de garantida a presença na Final Four da liga, o CS Meaux prepara a participação na Taça Andre Vergauwen, no final de bril, segunda prova europeia de clubes mais importante. 

Zuzenak Vitoria 38-49 CP Mideba

Jogo cinzento do conjunto de Badajoz, mas cumpridor em Vitoria. Os extremeños entraram determinados em evitar o descalabro da 1.ª volta, contra aquele que é um dos adversários mais débeis da liga, e construíram um parcial inaugural de 7-0. À custa da velocidade e agressividade defensiva, proporcionados pelo quinteto com Salvador Sandoval, Marten Lilja, Joakim Lindblom, Juan Luis Perez e Pedro Bártolo, Mideba parecia encarrilhar para um triunfo sem sobressalto, terminando o 1.º período com um 6-11 favorável. No entanto, à semelhança do que tinha sucedido em novembro, em Badajoz, algum desnorte e excessiva descompressão apoderaram-se dos comandados de Jorge Borba Cintas, que lançou Jose Cano, Gustavo Villafañe e Joel Gabas, mudança que se revelou acertada. O estado de graça foi temporário ou não se voltassem a registar os mesmos problemas: pouca intensidade e excessiva dependência do valor individual de cada jogador. No final, Mideba agarrou a vitória, mas terá de fazer bem mais no compromisso de sábado, 25, contra outro rival basco, incomparavelmente mais poderoso, Bilbao BSR. Pedro Bártolo atuou 11 minutos, numa prestação discreta, com 2 pontos, 2 faltas sofridas, apesar da boa agressividade defensiva. Parciais: 6-11; 14-15; 7-8; 12-14. Jogadores em destaque: Vitoria – Antonio Sanchez 12 pts, 1 asst, 2 ressaltos; CP Mideba – Salvador Sandoval 14 pts, 21 ressaltos

 

Saint-Ouen 47-85 Lyon Basket Handisport

À 19.ª jornada, o Lyon Basket Handisport mantém mais do que vivas as aspirações de subir à Nationale A, escalão máximo do BCR francês. A equipa de Ródano Alpes viajou até aos arredores de Paris para defrontar Saint-Ouen, atual último classificado, e arrancou mais uma vitória incontestada, reforçando assim a posição no topo da tabela. No 1.º período, já era notória a superioridade dos visitantes, ainda que a distância se cifrasse em apenas 6 pontos no final. Contudo, a partir daí, o “dique” defensivo dos parisienses não conteve a organização e esclarecimento forasteiros, que pouco a pouco alargaram a vantagem e tornaram-se mais letais no ataque, de tal forma que apontaram uns impressionantes 31 pontos no 3.º quarto. A toada manteve-se até ao término do encontro. Resultado final: 47-85. Parciais: 14-20; 8-18; 11-31; 14-16. Valter Mendes atuou 20 minutos da partida.

 

CS Meaux 83-54Lannion

Prossegue a excelente caminhada de Meaux na principal liga francesa. A escassos 2 encontros do final da fase regular, a formação onde milita Christophe da Silva lidera em igualdade com Le Cannet e tem assegurada a participação na Final Four, que se disputará a 13 e 14 de maio. Num jogo de sentido único, estiveram em plano de evidência o holandês Mattijs Bellers – 18 pts, 13 ressaltos e 1 asst -, e o temível atirador internacional francês, Audrey Cayol, autor de 15 pts, 6 asts e 1 ressalto. Christophe da Silva jogou 23 minutos da partida, aproveitando para marcar 4 pts (2/3 em lançamentos de 2 pts).  Saliente-se ainda que a formação de Île-de-France prepara também a sua participação na Taça Andre Vergauwen, 2.ª competição europeia de clubes de maior prestígio. Nela entram em cena Toulouse I.C (França)., Galatasaray S.K. (Turquia), Amicacci Giulianova (Itália), BSR Amiab Albacete (Espanha), Kardemir Karabuksport Kulubu (Turquia), Bidaideak Bilbao BSR (Espanha) e Oldham Owls (Inglaterra)

 

Asco Mulhouse 56-26 Illkirch

Jornada positiva para Yuri Fernandes, na Nationale Deux, 4.ª divisão francesa. O ex-Trovões amealhou 17 pts, 3 ressaltos, 2 assistências e 2 interseções de bola, durante os 25 minutos em que atuou. 

Atletas | Competições
24 MAR 2017

Mais Notícias