Portugueses lá fora: eis os atletas nacionais a atuar no estrangeiro

Contingente luso divide-se por Alemanha, Reino Unido, Suíça, Itália e França

Atletas | Competições
4 NOV 2021

Na época 2021/2022, Portugal terá sete atletas distribuídos por sete ligas de cinco países europeus – Alemanha, Itália, Suíça, Reino Unido e França.

 

FRANÇA

Nationale A, Nationale B e Nationale Deux – Poule E

Yuri Fernandes (2.5) renovou o vínculo com a potência do BCR gaulês Hornets Le Cannet. Irá militar na primeira e segunda equipa da formação também incluída, no grupo A, da fase preliminar da Champions League, máxima competição continental de clubes. Atualmente, com cinco jogos disputados, o principal conjunto dos Hornets regista quatro vitórias e uma derrota, partilhando a liderança com o histórico CS Meaux e o Hyères Handi Basket. Na Nationale Deux Poule E – equivalente ao quarto patamar do país, os Hornets Le Cannet 2 têm estreia marcada para o dia 21 de novembro.

Por seu turno, Christophe da Silva (1.0) mantém a ligação ao CAPSAAA Paris, da Nationale B – 2ª divisão – e persegue a subida à elite, que conhece bem, uma vez que representou durante vários anos o CS Meaux. O conjunto parisiense tem reservada a participação nas provas europeias de clubes, mais concretamente na fase preliminar da Euroliga 3, no grupo A, sediado pelos compatriotas Toulouse IC. Na presente temporada, o CAPSAAA Paris averbou duas vitórias e uma derrota, ocupando o sexto posto, em igualdade pontual com o segundo.

 

ALEMANHA

Regionalliga Ost – 3ª divisão – Zona Oeste

O Lux Rollers, emblema luxemburguês a militar na Regiolliga Ost, contará nas suas fileiras com Paulo Soeiro (1.0), já desde 2011 na equipa do Grão-Ducado, e Aliu Baldé (4.0), ex-Tubarões Quarteira, que marca assim o seu regresso ao BCR e apresenta-se a um dos países mais pujantes da modalidade. O primeiro jogo do Lux Rollers será a 20 de novembro.

 

ITÁLIA

Série B

Ismael de Sousa (4.0) continuará a envergar a camisola do Santa Lucia Basket Roma, nome mais galardoado do BCR italiano, que procura a reconstrução após a queda para o segundo escalão, motivada por fatores financeiros. Está ainda por determinar a data de arranque da prova, estimada para janeiro de 2022.

 

REINO UNIDO

RGK League

João Pedro Delgado (1.0) não muda de cores e irá representar os Hackney Sparrows na RGK League, liga paralela da conceituada marca de cadeiras desportivas.

 

SUÍÇA

Nuno Silva (1.0) permanece nos quadros do Ticino Bulls, turma do campeonato suíço, que descolou no fim de semana de 16 e 17 de outubro, com o saldo de uma vitória e de uma derrota para a formação dos Alpes, perante Zuri Highland Bulls e St. Gallen Rolling Rebels, respetivamente.

Atletas | Competições
4 NOV 2021

Mais Notícias