Portugueses lá fora – Euroliga
Ismael de Sousa, do Santa Lucia Basket Roma, e Pedro Bártolo, do Handicap Sport Varese, seguem em frente nas competições europeias! Já o Meylan Grenoble Handibasket, de Nuno Neves, desiludiu ao ficar no quarto lugar – entre cinco equipas – no grupo A da Fase Preliminar da Euroliga 3, de que era anfitrião, e está assim afastado das provas europeias.
Atletas | Competições | Juízes | Treinadores
11 MAR 2019
Não obstante o objetivo gorado, o base português foi eleito para o cinco ideal da competição.
Nota: Fotos de Luca Mutti e Santa Lucia
No grupo A da etapa preliminar da Euroliga 1, o Santa Lucia Basket, formação da capital italiana, arrecadou o segundo posto, mercê de três vitórias e uma derrota, e qualificou-se para a fase final da Euroliga 2, em Porto Potenza (Itália), enquanto o Handicap Sport Varese venceu dois encontros e perdeu outros tantos, o que lhe valeu a terceira posição e a passagem à fase final da Euroliga 3, em Vigo (Espanha). Ambas as provas estão agendadas para abril entre os dias 26 e 28. Se a equipa de Ismael de Sousa demonstrou consistência e só sucumbiu ao poderio interior dos turcos TSK Rehab Merkezi Engelliler SK, vencedores do grupo, Pedro Bártolo e companhia estiveram à beira da eliminação depois de duas derrotas no dia inaugural, atingindo a meta traçada graças a uma reação vigorosa movida por um grande espírito de sacrifício que permitiu impor a única derrota ao emblema turco, no prolongamento. Nos quatro encontros, o base da Seleção Nacional só não esteve em campo durante 13 minutos.
Na final da Euroliga 2, em Porto Potenza, o Santa Lucia Basket terá pela frente, no grupo A, os compatriotas e anfitriões Santo Stefano, The Owls (Grã-Bretanha) e KKI VRBAS Banja Luka (Bósnia-Herzegovina). Em Vigo, palco da Euroliga 3, o Handicap Sport Varese enfrenta, no grupo B, os israelitas Beit-Halochem Tel Aviv, os austríacos RBB Flinkstones e os turcos Gazişehir Gaziantep Sport Club.
Resultados
– Handicap Sport Varese (ITA) 51-63 Santa Lucia (ITA)
Pedro Bártolo: 33 min, 13 pts (2/5 2 pts, 3/7 3 pts, 3 R, 4 A
Ismael de Sousa não jogou
– Sitting Bulls (AUS) 53-35 Handicap Sport Varese (ITA)
Pedro Bártolo: 35 min, 8 pts (1/5 2 pts, 2/7 3 pts), 2 R, 1 A
– BasKI TSOP (RUS) 54-63 Handicap Sport Varese (ITA)
Pedro Bártolo: 40 min, 11 pts (4/5 2 pts, 1/6 3 pts), 1 R, 3 A
– TSK Rehab Merkezi Engelliler SK (TUR) 54-56 Handicap Sport Varese (ITA) (após prolongamento)
Pedro Bártolo: 45 min, 5 pts (2/7 2 pts, 0/1 3 pts, 1/4 LL), 1 R, 3 A
– TSK Rehab Merkezi Engelliler SK (TUR) 57-54 Santa Lucia (ITA)
Ismael de Sousa: não jogou
– Santa Lucia 76 Interwetten Sitting Bulls (AUS) 42
Ismael de Sousa: 11 min, 2 pts (1/1 2 pts), 2 R, 1 A
– BasKI TSOP (RUS) 49 Santa Lucia (ITA) 77
Ismael de Sousa: 16 min, 4 pts (2/3 2 pts), 1 R
Menos sorte teve Nuno Neves, dado que o Meylan Grenoble Handibasket falhou a qualificação para a final da Euroliga 3 ao ficar em quarto lugar no grupo A da fase preliminar da Euroliga 3. Contudo, de assinalar a capacidade combativa do conjunto da segunda divisão francesa, que se despediu da montra europeia com brio e duas vitórias perante os austríacos RBB Flinkstones e os suíços Les Aigles de Meyrin, segundas maiores forças do BCR dos respetivos países. O base/extremo internacional português Nuno Neves viu reconhecida a excelente prestação ao integrar o cinco ideal da competição de que a sua equipa foi anfitriã.
Resultados
– Meylan Grenoble Handibasket (FRA) 64-72 Les Aigles de Meyrin (SUI)
– Krylja Barsa (RUS) 56-65 Meylan Grenoble Handibasket (FRA)
– GAU Wheelchair Basketball Team (TUR) 61-55 Meylan Grenoble Handibasket (FRA)
– Meylan Grenoble Handibasket (FRA) 67-54 RBB Flinkstones