Portugueses Lá Fora: Primeira vitória para Miguel Reis; Ibrahim Mandjam em momento positivo

As atuações dos craques nacionais espalhados pela Europa do BCR

Competições
21 DEZ 2025

Na rubrica “Portugueses Lá Fora”, enaltecemos as prestações, em especial, de Miguel Reis, determinante na primeira vitória do Basketmi Ferrol, e de Ibrahim Mandjam, que vive a melhor época ao serviço do Amicacci Abruzzo, na Série A, em Itália.

Série A

Antes do interregno para a Supertaça de Itália, a Série A esteve em curso, com o Amicacci Abruzzo, de Ibrahim Mandjam – 4.0 – (2 pontos, 9 ressaltos, 1 assistência) a superar, com clareza, o Menarini Volpi Rosse Firenze 54-72. Menos sorte, nesta ronda, para Reggio Calabria BIC, de João Castro – 2.0 – e Alexandre Conde – 4.0 -, que se bateram dignamente, na derrota, fora de portas, frente a Asinara Porto Waves – 83-78.

Já depois do Briantea 84 Cantù erguer a Supertaça de Itália, a retoma da liga trouxe novo êxito aos comandados de Carlo Di Giusto, na receção a Special Bergamo Sport59-46. Ibrahim Mandjam acumulou 26:37 minutos, 8 ressaltos, 4 roubos de bola e 1 assistência.

Na mesma jornada, o Reggio Calabria BIC sorriu, no duelo caseiro, com o Wheelchair Basketball Vicenza77-37 -, dia de estreia a marcar para João Castro – 2 pontos, 1 ressalto. Alexandre Conde amealhou 6 pontos – 100% 2pts -, 5 ressaltos, 1 assistência.

Na mais recente ronda, a última antes das Festas, o Amicacci Abruzzo “chocou” a Europa do BCR, ao suplantar, como visitante, o Briantea 84 Cantù 71-77. Ibrahim Mandjam somou 2 ressaltos em 10 minutos. A equipa de Giulianova saltou para o segundo posto. Por seu turno, o Reggio Calabria BIC festejou a quarta vitória da temporada, novamente com marca portuguesa, no embate com PDM Treviso 76-56. 2 pontos e 1 ressalto constituíram a colheita de João Castro.

Série B

Começou bem a campanha 2025/2026 do Santa Lucia Basket Roma, emblema histórico do BCR italiano, pautada por duas vitórias esclarecedoras. Na receção à ASD Don Orione, os números falaram por si – 99-29 -, com Ismael de Sousa – 3.0 – a assinar 14 pontos. O conjunto romano impôs-se, novamente em casa, por margem folgada, aos Crazy Ghosts – 69-26 -, apronto caseiro de boa memória para o internacional A, melhor marcador com 20 pontos.

No dérbi romano, a SS Lazio, pejada de veteranos ilustres do BCR italiano, como Andrea Pellegrini ou Marco Stupenengo (treinador-jogador), infligiu a primeira derrota ao rival da cidade – 65-45. Ismael de Sousa somou 5 pontos. O coletivo romano voltou aos triunfos, no terreno do Cus Catania – 18-62 -, tendo Ismael de Sousa – 3.0 – apontado 4 pontos.

Espanha – Primera División

Em busca da primeira vitória na época, o Basketmi Ferrol viajou até Valência, onde acabaria por sucumbir diante dos locais AGC – ADIV – 65-43 -, não obstante os contributos de Miguel Reis – 4.0 – (14 pontos) e Hélder Moreira – 4.5 – (6 pontos). À quarta jornada, no Pabellón del Ensanche, “forte” dos ferrolanos, Miguel Reis assinou um desempenho de gala, com 18 pontos, ao passo que Hélder Moreira registou 3 pontos, dígitos que ajudaram a alcançar a desejada estreia a vencer, ante o Fundación Vital Zuzenak – 49-45.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Portugal BCR (@portugalbcr)

Perante um dos favoritos à subida, o UCAM Murcia, o Basketmi Ferrol fechou 2025 com uma derrota por 48-78. Miguel Reis – 4.0 – deu mais uma demonstração cabal da sua capacidade, com 22 pontos, bem secundado por Hélder Moreira – 4.5 – 6 pontos.

França – Nationale 1

Depois de duas derrotas iniciais, a convicção do CS Meaux 2 não soçobrou, já que os Meldois embalaram para uma vitória frente ao CAPSAAA Paris – 34-54 -, encontro no qual Christophe da Silva – 1.0 – marcou 4 pontos e atuou 30 minutos. Seguiu-se novo êxito, caseiro, perante o Les Aigles du Velay 2 – 57-55 -, com o internacional A em campo ao longo de 18 minutos. Frente ao Club Handisport Forezien, o CS Meaux 2 não conseguiu levar a bom porto as suas intenções, caindo por 71-50. Christophe da Silva inscreveu o nome na folha de marcadores, com 4 pontos.

Alemanha

Regionalliga 1

Sortes distintas para o SGH Berlin, sem David Lima – 5.0 – neste duplo compromisso, no terceiro escalão germânico. O SGH Berlin celebrou o primeiro triunfo da época, no reduto do Jena Caputs – 43-55 -, enquanto não foi capaz de contornar o Team-MV – 70-61.

Landesliga

Na Landesliga, o irreverente projeto berlinense Berlin Dreams RSC não pára de dar frutos no BCR. São já 8 vitórias em 8 partidas. Ante o seu público, ultrapassou o Behinderten – Sportverein Steglitz E.V. – 32-25 -, com 4 preciosos pontos do treinador-adjunto e jogador David Lima. Veio depois uma vitória mais expressiva, no confronto com o Rolling Baskets Magdeburg 2 – 22-57 -, desta feita com 8 pontos do classe 5 luso. Em mais uma ronda concentrada, o Berlin Dreams RSC desfeiteou o MTV Braunschweig – 33-40 – e o RRB Team Niners Chemnitz 2 – 46-67 -, desfechos onde David Lima emergiu como figura, com 14 e 8 pontos, respetivamente.

Regionalliga 3

No fecho do mês de novembro, os Lux Rollers de Paulo Soeiro – 1.0 – perderam os seus dois embates, contra Rhine River Rhinos Wiesbaden 2 – 48-53 – e SGK Rolling Chocolate – 57-34. Já dentro do mês de dezembro, a jornada dupla teve um desenlace mais feliz para a equipa do Grão-Ducado, com triunfos sobre ART Giants Dusseldorf – 65-38 – e RBG Dortmund – 50-37.

A contar para a Taça da Alemanha, em desafio de David contra Golias, o Lux Rollers despediu-se da competição, ao perder por 30-74, frente aos Allianz Rollers Ulm. Paulo Soeiro marcou 2 pontos.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.

Foto de capa: DR – Basketmi Ferrol

Competições
21 DEZ 2025

Mais Notícias