Portugueses lá fora: Trio luso em Ferrol em maré vitoriosa
Começo de 2026 auspicioso para os portugueses a atuar nas ligas estrangeiras
Competições
29 JAN 2026
Em nova rubrica dos “Portugueses lá fora”, Miguel Reis, Alexandre Conde e Hélder Moreira, trio luso dos galegos do Basketmi Ferrol reclamam o protagonismo, partilhado com Ibrahim Mandjam, do Amicacci Abruzzo, que continua a campanha positiva na Série A.
Sete anos depois, o Basketmi Ferrol, histórico conjunto do BCR galego e espanhol, volta a contar com um trio de portugueses no seu plantel. A Miguel Reis e Hélder Moreira, juntou-se Alexandre Conde, proveniente do Reggio Calabria BIC, da Série A italiana. Antes, na temporada 2019/2020, Pedro Bártolo, José Miguel Gonçalves e Luís Domingos defenderam o emblema do extremo norte da Galiza.
Ver esta publicação no Instagram
E, por agora, os resultados são encorajadores. Na receção ao CBSR Elche, o Basketmi Ferrol impôs-se por 65-53. Miguel Reis – 4.0 – atingiu o máximo de carreira – 31 pontos -, bem coadjuvado por Alexandre Conde – 4.0 – (8 pontos) e Hélder Moreira – 4.5 – (6 pontos).
Ver esta publicação no Instagram
Seguiu-se viagem à Catalunha, para defrontar o CEM L´Hospitalet Afaniad Maestrat, teste difícil que também pendeu a favor dos ferrolanos – 52-55. Miguel Reis repetiu o estatuto de mais destacado nas suas cores, com 23 pontos, ao passo que Alexandre Conde e Hélder Moreira registaram 6 e 10 pontos, respetivamente.
Itália
O arranque de 2026 também foi generoso com Ibrahim Mandjam – 4.0 -, já que o Amicacci Abruzzo averbou três vitórias em quatro encontros, saldo que vale o terceiro posto. No primeiro duelo do ano, houve embate entre portugueses: Ibrahim Mandjam – 5 pontos, 5 ressaltos – recebeu e venceu o Reggio Calabria BIC, de João Castro – 2.0 – (1 ponto; 2:36 min), por 66-50.
Ver esta publicação no Instagram
Seguiu-se uma jornada pouco risonha para ambos: derrota do Amicacci, em casa, frente ao Asinara Waves Porto Torres – 52-61 –, com Ibrahim a render 5 ressaltos e 1 roubo de bola. No tocante ao Reggio Calabria BIC, o poderio do Briantea 84 Cantù mostrou-se avassalador – 87-56. João Castro contribuiu com 1 ressalto.
Seguiu-se novo desafio caseiro para a turma de Giulianova, pautado desta feita pela conquista dos dois pontos, perante Wheelchair Basketball Vicenza – 66-51. E que importância teve Ibrahim Mandjam para este desfecho! O poste internacional A assinou uma das melhores exibições da época, ao amealhar 10 pontos, 8 ressaltos em 20 minutos. João Castro não saiu do banco na derrota do Reggio Calabria BIC, no reduto do Santo Stefano – 74-54.
O Santa Lucia Basket Roma, casa de Ismael de Sousa – 3.0 -, não descola do líder e rival romano SS Lazio, depois de conseguir mais dois triunfos, diante da Lupiae Team Salento – 81-30 – e I Ragazzi di Panormus Palermo – 27-70. Ismael correspondeu com 8 e 4 pontos, por esta ordem.
Janeiro não trouxe a bonança que o CS Meaux 2 desejava. A equipa dos arredores de Paris, onde milita Christophe da Silva – 1.0 -, perdeu com Meylan Grenoble – 49-52 – e Lyon – 63-40 -, duelo com a marca do extremo internacional A, que apontou 3 pontos.
- Elo Photography
- Elo Photography
Alemanha
O Lux Rollers, luxemburgueses que integram as competições germânicas e cujas fileiras acolhem há mais de uma década o ex-internacional A Paulo Soeiro, alcançaram um saboroso triunfo diante do RBG Dortmund 51 – 62-60 -, resultado que permite à equipa do Grão-Ducado ocupar o quarto posto em nove possíveis.
Sem David Lima – 5.0 – disponível, o SGH Berlin conheceu desfechos distintos na jornada dupla: suplantou o RB Zwickau E.V. – 60-50 – e não conseguiu contrariar o Team-MV – 52-66.
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
Foto de capa: DR – Basketmi Ferrol/Sara Rodrigues




