Portugueses nos EUA e Canadá
Além dos treinadores e dos portugueses espalhados pela Europa, há também um grande contingente de jogadores lusos a completarem a sua formação académica nos Estados Unidos e no Canadá.

Competições
11 SET 2019
Fiquem a conhecê-los.
Nos EUA
No masculino, Diogo Brito vai para o seu último ano em Utah State contando com a companhia de Neemias Queta. Em estreia nos Estados Unidos, encontra-se Hugo Ferreira, que se transferiu para a Universidade de Cleveland State, da Horizon League.
Na feminino a representatividade portuguesa aumenta com Ana Ramos (San Diego NCAA D1), Beatriz Jordão (South Florida, NCAA D1), Tess Santos (Presbyterian College, NCAA D1), Luana Serranho (Campbell, NCAA D1), Maria Carvalho (Utah Valley, NCAA D1), Marta Vargas (Rhode Island, NCAA D1) e Marta Rodrigues (Tusculum, NCAA 2) e Andressa Nascimento (NJCAA D1) a encabeçarem uma lista que acabou por aumentar.
Eliana Cabral, que atuava na ESA, vai representar a New Mexico Junior College (NJCAA D1) e a internacional portuguesa pelas Seleções jovens, Ana Carolina Jesus, que integrava os quadros do GDESSA Barreiro, mudou-se para a Elevation Prep. School, em Tampa, na Florida.
No Canadá
Ana Sofia Rua permanece na Brock University, entrando no seu último ano ao serviço da formação de Ontário. Na província do Saskatchewan, Carolina Gonçalves vai para a terceira temporada a defender as cores das Cougars de Regina.
Em estreia, do outro lado do oceano, está Frederico Martins que vai atuar na Universidade de Thompson Rivers, na Colúmbia Britânica.