“Pretendemos consolidar e aumentar o número de atletas”

Marcelino Martins, presidente da AB Bragança, fala a propósito dos 35 anos associativos

Associações | Atletas
18 FEV 2022

Esta sexta-feira é um dia especial para a Associação de Basquetebol de Bragança (AB Bragança), que cumpre 35 anos. Para assinalar a data estivemos à conversa com Marcelino Martins, presidente da entidade há cerca de quatro meses.

Marcelino Martins explica como têm decorrido estes primeiros tempos como presidente: “Esta experiência tem sido um desafio. Para começar existe (e sempre existiu) o gosto pela modalidade: fui jogador, treinador, diretor técnico, pai de um atleta da modalidade. Assumi a presidência da Associação durante a pandemia, no entanto tentamos sempre manter a normalidade possível, apoiar os clubes, motivar os atletas”, afirma.

O dirigente destacar a preservação de atletas: “Apesar da pandemia, conseguimos manter o número de atletas, mostrando o gosto dos jovens pela modalidade. Também foi possível manter os treinadores. Claro que nestes, houve uma grande perda (Paulo Diamantino), que não só enriquecia a modalidade num todo, mas que também fazia um trabalho de campo e motivacional com os atletas extremamente importante. A AB Bragança conta com a coesão de três clubes e com eles tem tentado mostrar a qualidade da modalidade e a sua importância em relação a outras que podem ser muitas vezes a primeira escolha das crianças e jovens”, salienta.

O presidente da Associação transmontana mostra-se otimista quanto ao futuro: “Todos estamos desejosos pela normalidade e redução das medidas de restrição. A AB Bragança sempre teve o cuidado de cumprir todas as orientações dadas pela FPB e tentou estar sempre em contínua comunicação com os responsáveis dos clubes. Era importante manter a serenidade (principalmente dos atletas) com algo novo e diferente do que se estava habituado a viver”, refere.

Marcelino Martins enumera alguns objetivos a concretizar: “A AB Bragança atualmente tem três clubes e pretende consolidar e aumentar o número de atletas existentes nestes, que ao longo destes anos têm promovido a modalidade no distrito. Assim pretende-se apoiar os clubes com todas as condições para uma excelente prática do basquetebol. Pretendemos aumentar o número de praticantes, e com isto apoiar o minibasquetebol com parcerias com os agrupamentos de escolas para a colocação de uma tabela em todas as escolas do 1.º ciclo do distrito. Mas, acima de tudo, queremos que os nossos atletas se divirtam a praticar esta modalidade fantástica que é o basquetebol”, diz.

A localização geográfica pode ser um obstáculo para esta Associação? Marcelino Martins responde: “O facto de estarmos no interior é um desafio a diversos níveis, sendo o principal a pouca população e, por conseguinte, menos crianças e jovens. Daí as parcerias que queremos criar com entidades onde possamos apresentar a modalidade e consolidar o trabalho dos clubes”, conclui.

 

Nota: Foto retirada do Facebook oficial da Associação de Basquetebol de Bragança

 

 

Associações | Atletas
18 FEV 2022

Mais Notícias