Proliga: Braga, Vasco da Gama, CAB e CB Queluz na luta pelo título
Três equipas lutam pela última vaga para a Liga Betclic Masculina

Competições
6 MAI 2025
Terminou a fase regular da Proliga e ficou tudo decidido na última jornada. A combinação de resultados no grupo da manutenção poderia ditar diferentes qualificados, pelo que se decidiram os quatro qualificados apenas no final das partidas deste sábado. Na luta para o campeonato encontram-se o SC Braga, que já garantiu a subida à Liga Betclic Masculina após ocupar o primeiro lugar da fase regular, o SC Vasco da Gama, o CAB Madeira e o CB Queluz. O emparelhamento para os playoffs é o seguinte:
- SC Braga (1.º lugar) vs. CB Queluz (4.º lugar)
- SC Vasco da Gama (2.º lugar) vs. CAB Madeira (3.º lugar)
Quanto ao grupo de manutenção, cuja última jornada se disputou este domingo, também dependia da combinação de resultados saber quem se juntava ao Clube dos Galitos para a despromoção. Findadas as partidas, ditou-se a despromoção da equipa do Barreiro, o FC Barreirense.
GRUPO DE PROMOÇÃO
Illiabum MARGRES 69-80 CAB Madeira
A equipa ilhavense teria de vencer esta partida para poder ter hipótese de se qualificar para os playoffs, mas foram os madeirenses que levaram a melhor por 11 pontos e que asseguraram esse lugar. Malik Porter foi o MVP da partida com 22 pontos, oito ressaltos, três assistências, três roubos de bola e um desarme de lançamento, que resultaram em 34.5 pontos de valorização. Do lado do Illiabum foi Dwayne Foreman Jr que se destacou com 28 pontos, 11 ressaltos, uma assistência e um roubo de bola, resultando em 28 pontos de valorização.
Portimonense SC 74-80 SC Braga
A equipa de Portimão também tinha a hipótese de se qualificar caso vencesse o encontro frente ao Braga. Apesar da diferença ter sido apenas de seis pontos, foi a equipa visitante que levou a melhor, com Kendrick Tchoua a destacar-se com 22 pontos, 14 ressaltos, duas assistências, dois roubos de bola e quatro desarmes de lançamento (39 pontos de valorização). Do lado do Portimonense foi Jeremias Manjate que esteve em evidência com 18 pontos, nove ressaltos e uma assistência.
Ver esta publicação no Instagram
SC Vasco da Gama 94-90 CB Queluz
Neste encontro onde o equilíbrio foi o mote, ambas as equipas venceram dois quartos. Do lado do Vasco da Gama destaque para Akoi Yout com 25 pontos, seis ressaltos e cinco assistências, enquanto que Helder Neto foi quem esteve em evidência na equipa visitante ao ter somado 14 pontos, 12 ressaltos, uma assistência e três roubos de bola.
Ver esta publicação no Instagram
Imortal AOC Sub23 78-80 Sangalhos DC
O encontro entre o Imortal e o Sangalhos foi a prolongamento e acabou com a vitória dos visitantes por dois pontos. Edvards Svalbe foi o mais valioso da turma de Albufeira ao ter somado 16 pontos, seis ressaltos, uma assistência e um desarme de lançamento. Na equipa de Sangalhos foi James Woods que se destacou com 23 pontos, cinco ressaltos, sete assistências e um roubo de bola.
Ver esta publicação no Instagram
GRUPO DE MANUTENÇÃO
FC Barreirense 72-76 Maia BC
O FC Barreirense terminou a sua participação na Proliga com uma derrota em casa frente ao Maia. Nesta partida quem esteve em destaque foi Evan Maxwell, do Barreirense, com 25 pontos, 13 ressaltos, uma assistência e dois desarmes de lançamento. Na equipa do Maia destaque para João Guerreiro com 11 pontos, seis ressaltos, uma assistência e três roubos de bola.
Sampaense Inspecentro 82-77 BSA-GALP
O Sampaense terminou a época com um triunfo frente à equipa de Santo André. A equipa da casa apenas sai derrotado do último quarto, o que resultou na vitória, ainda que por apenas cinco pontos. O MVP do encontro foi Guilherme Saiote que arrecadou 31 pontos, três ressaltos, uma assistência e um roubo de bola. Nos adversários foi Amarilson Lopes com 24 pontos, seis ressaltos, uma assistência e um roubo de bola.
Ver esta publicação no Instagram
SL Benfica Sub23 88-70 Clube dos Galitos
Os jovens do SL Benfica terminaram a época com um triunfo, em casa, por uma vantagem de 18 pontos. O avanço no primeiro quarto (31-19) foi fulcral para que o resto da partida a equipa da casa tenha estado à frente do marcador. Hugo Silva destacou-se com seis pontos, 12 ressaltos, duas asisstências, dois roubos de bola e dois desarmes de lançamento. Nos visitantes de salientar a exibição de Miguel Bastos que somou oito pontos, cinco ressaltos, uma assistência, dois roubos de bola e um desarme de lançamento.
Ver esta publicação no Instagram
Casino Ginásio 92-95 SC Lusitânia
Neste encontro onde o resultado esteve sempre equilibrado, os açorianos conseguiram sair da Figueira da Foz com um triunfo. Markus Terry destacou-se com 27 pontos, cinco ressaltos e quatro assistências e, do lado do Lusitânia, destaque para Onyinyechi Eyisi que arrecadou 22 pontos, 15 ressaltos, quatro assistências e dois roubos de bola.
Ver esta publicação no Instagram
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.