Quais as previsões do draft deste ano?

Principais projeções sobre a posição em que Neemias Queta pode ser escolhido

Atletas | FPB
27 JUL 2021

Ano após ano, nos meses que antecedem a cerimónia do draft da NBA, a imprensa norte-americana especializada vai projetando aquilo que podem ser as escolhas das equipas da NBA. Este ano, com Neemias Queta entre o lote de jogadores que podem entrar na liga de basquetebol mais mediática do planeta, recolhemos as principais previsões e análises relativamente à presença do poste português no draft da NBA.

Jonathan Givony, analista da ESPN, coloca Neemias Queta na 2.ª ronda do draft deste ano, mais concretamente na 60.ª posição. Contudo, olhando para os vários “mock drafts”, a posição em que o jovem luso pode ser escolhido, diverge. Fran Fraschilla, analista de basquetebol universitário norte-americano da ESPN, coloca Queta como a 27.ª escolha na sua lista de potenciais entradas na NBA. Para o jornalista, Neemias apresenta características únicas: “se os Brooklyn Nets precisam de um poste, Neemias Queta tem 2.13m e 113kg, é ágil e tem margem de progressão, uma espécie de DeAndre Jordan jovem…”, referiu.

O NBADraft.net coloca Neemias nos Charlotte Hornets, escolhido na 56.ª posição, descrevendo o ex-Utah State como um jogador com características únicas neste draft. Queta é o mais alto, o que tem mais envergadura, dos que mais salta e que apresenta melhores índices de agilidade, factores que ajudam a entender o impacto que o português pode ter na sua chega à liga norte-americana. Para o Tankathon, outra reconhecida plataforma que aborda as possíveis escolhas do draft, Neemias será o 40.º eleito no draft deste ano, escolha que pertence aos Memphis Grizzlies. À semelhança do Tankathon, Jeremy Woo da Sports Illustrated, prevê que o português possa ir para a Memphis, mas apenas na 51.ª escolha que também pertence aos Grizzlies.

O analista da CBS Sports, Matt Norlander, descreve Neemias como um jogador físico que pode tirar proveito dessa mesma capacidade, realçando a capacidade de ressalto e o “excelente timing” para desarmar lançamentos do português de 22 anos. No “mock draft” de Norlander, Neemias é escolhido pelo finalistas vencidos da NBA, os Phoenix Suns, na 29.ª posição.

Sam Vecenie, do The Athletic, criou um guia para o draft deste ano onde elencou o top 100 de jogadores candidatos a entrarem na NBA, entre os quais se encontra Neemias Queta. Para Vecenie, Neemias pode ser considerado o melhor defensor da área pintada do draft pela qualidade que apresenta a contestar lançamentos nas áreas próximas do cesto. Mais recentemente, o reconhecido analista não se coibiu de considerar Neemias como um dos dois melhores postes protetores de cesto neste draft, na sua mais fresca análise aos melhores defensores da classe deste ano. Também do The Athletic, John Hollinger, prevê a entrada do português na NBA, mostrando-se confesso admirador do gigante português: “Já me inscrevi no clube de fãs do Neemias Queta. Apesar dos meus receios em escolher postes, penso que os 2.13m de Neemias podem oferecer muito valor e potencial a quem o escolher”, atira.

Kevin O’Connor, do The Ringer, vê Neemias “aterrar” em Toronto, na 47.ª escolha que pertence aos Raptors. Tal como nas restantes análises, O’Connor descreve Neemias como um jogador com grande capacidade defensiva e que impressiona pela capacidade que tem em proteger o cesto: “É um poste com uma envergadura do tamanho de três camiões e com uma grande inclinação para desarmar lançamentos”, explica.

Entre previsões e projeções, o resultado de mais um draft da NBA só vai ser conhecido ao longo da madrugada de quinta para sexta-feira, pelas 01h00, evento que conta com transmissão em direto e exclusivo na Sporttv+.

Atletas | FPB
27 JUL 2021

Mais Notícias