Quatro jogos de preparação

A Seleção Nacional de Sub-16 iniciou o seu estágio de preparação para o Campeonato da Europa Divisão B no passado dia 6 de julho na Base Naval de Lisboa no Alfeite.

Competições | Seleções
21 JUL 2015

Com a presença de 14 jogadores, em regime de trabalho bi-diário, o selecionador nacional António Paulo Ferreira introduziu nesta primeira semana, as grandes ideias táticas que acompanhariam o futuro da preparação.

 

Uma semana depois, os trabalhos mudaram-se para o interior do país. Para a cidade da Covilhã, concretamente para a Universidade da Beira Interior (UBI). Aí instalados desde 13 de julho, a preparação tem continuado a um ritmo muito exigente, acompanhada do imenso calor que se tem feito sentir no interior do país. Na UBI a preparação continuará até ao próximo dia 25 de julho. Nesta fase, com o Torneio Internacional de Sub-16 da Cidade da Covilhã-UBI, integrado nestas duas semanas de preparação.

 

Até ao momento, a Seleção Nacional efetuou dois jogos com a Irlanda e outros dois com a Bélgica. No primeiro, dia 16 ultimo, em jogo de caráter particular, Portugal venceu por 76-72. Foi um jogo muito disputado, com um resultado que na segunda parte registou várias alternâncias no marcador. No final a Seleção Nacional acabou por se apresentar mais sólida em termos ofensivos e manteve a curta vantagem que entretanto registava, mantendo a eficácia na linha de lance livre. Neste primeiro jogo, todos os 14 jogadores foram utilizados: (4) Pedro Lança, 16 pontos; (5) Paulo Caldeira, 5; (6) Vasco Catarro, 1; (7) Francisco Amarante, 11; (8) João Pinto; (9) Henrique Barros, 6; (10) Alexandre Fatuda, 4; (11) João Machado; (12) Vladislav Voytso, 5; (13) Diogo Oliveira, 8; (14) João Marçal, 4; (15) Miguel Moriés, 3; (16) Joaquim Oliveira, 4; (17) João Guerreiro, 9.

 

No dia seguinte, a 17 de julho, já a contar para o Torneio Internacional de Sub-16 da Cidade da Covilhã-UBI, as duas equipas defrontaram-se novamente. Portugal venceu por um claro 79-63. Foi, apesar de tudo, um jogo diferente. A Irlanda, como aliás se tinha notado na véspera, apresentou um jogo baseado em rápidas transições para o ataque e muito agressivo no 1×1. A equipa Portuguesa na segunda parte, soube corrigir as fragilidades defensivas que a penalizaram durante os 1º e 2º períodos, e arrancou para um 4º período em que se destacou no marcador.

 

O adversário seguinte foi a Bélgica, no jogo onde se jogava a final do torneio. Portugal levou de vencida a forte equipa da Bélgica por 53-51, conquistando desta forma o 1º lugar no torneio. Um jogo muito intenso, bastante disputado, no qual a equipa portuguesa conseguiu contrariar no ultimo quarto todo o favoritismo que os belgas possuíam à partida.

 

A presença da equipa belga na Covilhã permitiu fazer mais um jogo de treino no dia seguinte ao torneio. A equipa de Portugal fazendo um jogo completamente diferente não conseguiu no 4º período manter o nível de intensidade que o dia anterior havia mostrado. A Bélgica venceu por 77-56 deixando claro que será um forte candidato na subida à divisão A.

 

A possibilidade de fazer 4 jogos em 5 dias deu uma oportunidade excelente de testar e ajustar a preparação da equipa portuguesa de Sub-16. O trabalho continuará mais uma semana no interior do país agora com aspetos muito objetivos a reforçar e obviamente a corrigir até ao final de mais esta etapa.

Competições | Seleções
21 JUL 2015

Mais Notícias