“Que a defesa seja a nossa melhor arma ofensiva”.

A seleção portuguesa já está em Wroclawek, local onde defronta a Polónia, esta quarta-feira, pelas 19 horas, no jogo de estreia da fase de qualificação para o próximo Eurobasket.

Atletas | Competições | Seleções
30 AGO 2016

João Guerreiro esteve em evidência no último jogo de controlo da equipa nacional, e a pouco mais de 24 horas do inicio do encontro é a voz da confiança e da ambição do grupo de trabalho. Para Portugal vencer, Guerreiro está consciente que a defesa terá de ser a base do sucesso, até porque do outro lado estará um adversário mais alto, mais experiente e que jogo perante o seu público.

 

Depois de sete horas de viagem, Portugal ainda efetuou um treino esta segunda ao final da noite. Foi uma sessão de treino com muito bom ritmo, até porque era importante a equipa treinar bem. Para além das questões ofensivas, e o treino do lançamento, a parte final foi dedicada ao trabalho de scouting do adversário.

 

A manhã desta terça feira foi dedicada à análise de vídeo, individual e coletiva da Polónia, ficando o grupo a conhecer um pouco melhor o que esperar de cada um dos adversários. Pela hora do jogo está programado mais um treino da equipa portuguesa.

 

Mais conhecedor do opositor, João Guerreiro não esconde que será tarefa complicada bater esta Polónia. Um adversário que esteve muito bem no último Eurobasket, e formado por jogadores com características que colocam a nu alguns dos problemas de Portugal. “Como já se sabe a seleção da Polónia é uma equipa forte, que para além de grandes jogadores tem muita experiência. Tem ainda a seu favor jogadores de grande estatura que nos vão criar grandes dificuldades na luta das tabelas, sobretudo nos ressaltos ofensivos, nos lançamentos, e nas posições interiores.”

 

Mas Portugal tem naturalmente as suas armas, sendo que será fundamental um estilo de jogo que potencie as qualidades da nossa seleção. “A nossa equipa vai também tentar criar-lhes grandes dificuldades. Penso que vamos conseguir surpreender pelas boas percentagens de lançamento de 3 pontos, mas, essencialmente, por incrementar um jogo rápido e fazendo circular a bola rapidamente.”

 

João será um dos jogadores interiores que andará envolvido mais diretamente na guerra junto às tabelas, e apesar da desvantagem física, o atleta não se mostra desanimado com a batalha que tem pela frente. “A nível defensivo será essencial a vontade e o espírito de ajuda. Vamos querer que a nossa defesa seja a nossa melhor arma ofensiva”.

 

Desde o primeiro treino da preparação que o selecionador Mário Palma aponta a questão mental como sendo decisiva para o sucesso de Portugal. E Guerreiro dá sinais positivos da determinação que reina dentro do grupo. “É ainda muito importante entrarmos no jogo com grandes níveis de concentração e com grande vontade de ganhar”.

 

Uma vitória seria um passo importante, mas nada ficará decidido neste jogo, independentemente do resultado. “Este vai ser o primeiro de 6 jogos para a qualificação. A equipa está motivada e quer muito alcançar um lugar no Eurobasket”.

 

Quem não vai dar o seu contributo à seleção é o atleta Cláudio Fonseca. Depois de uma conversa mantida esta segunda-feira à noite, entre atleta, equipa técnica, equipa médica e o team manager da seleção, decidiu-se porque aquilo que se entendeu ser melhor nesta fase para o atleta e para o próprio grupo de trabalho. É suspensa preventivamente a participação do atleta Cláudio Fonseca, devido a síndrome vertiginoso, ficando de repouso sendo que será novamente observado dentro de uma semana.

 

Entretanto o atleta Pedro Belo junta-se ao grupo já esta quinta-feira, seguindo para Ovar d forma a integrar a preparação do encontro frente à Estónia do próximo sábado.

Atletas | Competições | Seleções
30 AGO 2016

Mais Notícias