“Que todos se respeitem e apareçam para tornar o espetáculo ainda melhor”

Selecionador Nacional antevê a 15.ª edição da Taça Hugo dos Santos

Competições
2 MAI 2024

A XV Taça Hugo dos Santos está aí à porta! A prova que este ano mudou o seu modelo competitivo está próxima de acabar, depois de se ter iniciado no arranque da temporada. Na fase final estão seis equipas – FC Porto, Ovarense Gavex, SL Benfica, Imortal LUZiGÁS, UD Oliveirense e Sporting CP – em busca do 15.º troféu que pretende homenagear um dos capitães de Abril, e ex-Presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol, o General Hugo dos Santos.

No lançamento da competição, conversamos com o Selecionador Nacional, Mário Gomes, que começou precisamente por recordar a figura do General Hugo dos Santos: “Estive com ele quando ele era Presidente da FPB, até mais próximo quando ele era presidente da Mesa da Assembleia Geral da Associação de Basquetebol de Lisboa e a ideia que me ficou na memória, foi de um cidadão de corpo inteiro. Aliás, a sua participação direta e ativa no 25 de abril demonstra-nos aquilo que nunca é demais realçar. Por vezes, podemos ficar desiludidos com o contacto pessoal em relação às expectativas que temos de alguém, no caso do General Hugo dos Santos era o contrário. Estar com ele sempre foi a confirmação dessa cidadania, elevada estatura, um pessoal muito afável e prestável. Era um prazer estar na sua companhia”, apontou.

No que diz respeito às alterações que foram feitas ao modelo competitivo, o experiente treinador não deixou de frisar que preferia o antigo modelo, no entanto, não deixa de valorizar o facto de se apresentarem seis equipas distintas neste ponto alto da temporada: “Estarem mais duas equipas num ponto alto é algo positivo. Apesar de ser defensor da manutenção da segunda fase regular do campeonato, também defendo que os oito primeiros classificados da 1.ª volta da primeira fase do campeonato deveriam disputar a Taça Hugo dos Santos, mas é com este novo formato que trabalhamos e do meu ponto de vista termos seis equipas num Ponto Alto como este, também é algo positivo. “

No que toca ao “jogo jogado”, o técnico da equipa das Quinas, acredita que FC Porto e SL Benfica são favoritos à conquista do troféu: “Uma vez que Porto e Benfica não se cruzam antes de uma eventual final, acredito que tanto o Futebol Clube do Porto como o Sport Lisboa e Benfica, apresentam uma dose de favoritismo maior do que as outras equipas, em virtude daquilo que fizeram na fase regular do campeonato. No final de contas acabaram a fase regular com o mesmo número de vitórias e derrotas, foram as melhores equipas e desse ponto de vista terão um favoritismo maior”, apontou.

No entanto, a imprevisibilidade associada a uma competição tão curta, aumenta o leque de equipas que efetivamente podem conquistar a Taça Hugo dos Santos: “Há mais equipas com argumentos como se tem visto. E falamos de jogos a eliminar, não é o mesmo que ter de ganhar três jogos, basta apenas um para seguir em frente. As competições a eliminar tem características especiais… é um jogo e num jogo tudo pode acontecer. Qualquer uma das outras equipas, particularmente a Oliveirense, tem uma palavra a dizer. Já aconteceu esta época, pode repetir-se. Ninguém entra dentro de campo derrotado. O Sporting chega a esta fase da época bastante fustigado em termos de lesões, há alguma desvantagem por terem perdido jogadores que foram muito importantes para a equipa durante boa parte da época. Conheço os treinadores e os atletas, sei que são resilientes, mas apresentam essas baixas de peso”, confessou.

O Selecionador Nacional, aproveitou ainda para reforçar que vai estar a acompanhar de perto a 15.ª edição da competição, no sentido de manter a avaliação regular ao “jogador português”: “Tenho o dever de fazer isso regularmente. Estarei em Gondomar a assistir aos jogos para recolher informações que só são possíveis recolher ao vivo. É diferente ver pela TV ou acompanhar de casa. Não estou à espera de novidades, mas se aparecerem surpresas, que sejam das boas porque esses são os problemas bons para os treinadores e selecionadores resolverem”, disse.

Por último, mas não menos importante, Mário Gomes, não deixou de apelar ao público para comparecer no Multiusos de Gondomar: “Qualquer pessoa envolvida na modalidade, seja em eu condição for, quer os pavilhões cheios. Apelo às pessoas para irem ao Multiusos de Gondomar, ver o jogo ao vivo. E um grande espetáculo, os jogos tem sempre muitos espetadores e que reine o espírito que deve reinar numa competição desportiva. Todos querem ganhar, no fim só ganha um, mas eu sou daqueles que detesta a frase que fiz que o segundo é o primeiro dos últimos. Para haver um que ganhe, tem de haver quem compita. Que todos se respeitem e apareçam para tornar o espetáculo ainda melhor”, concluiu.

A fase final da Taça Hugo dos Santos começa esta sexta-feira, no Multiusos de Gondomar, com a eliminatória que vai decidir quem se junta a UD Oliveirense e Sporting CP nas meias-finais da prova. Podes adquirir os teus bilhetes aqui. Mais informações sobre bilhética, aqui!

Acompanha tudo sobre o Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: FacebookInstagramTwitter e TikTok.

Competições
2 MAI 2024

Mais Notícias