“Queremos formar os homens de amanhã”

Rui Rodrigues, presidente do Monção BC, em discurso direto pelo 20.º aniversário do emblema

Formação
3 JUN 2022

O Monção Basket Clube (Monção BC) completa 20 anos esta sexta-feira, data que aproveitámos para falar com o seu presidente, Rui Rodrigues, que detalhou a atualidade e objetivos do emblema minhoto.

Rui Rodrigues fez um ponto de situação do “estado da arte” do Monção BC: “A aposta na formação é uma constante neste clube, e por isso contamos com cerca de 80 atletas, sete escalões de formação e um escalão sénior, sendo: baby basket dos 3 aos 5 anos, Minis 09, Minis 10, Minis 12, sub14 masculinos, sub16 masculinos, sub18 masculinos e séniores masculinos. Estamos a preparar a próxima época com o objetivo de manter os escalões atuais e de também voltar a ter os sub14 femininos”, afirmou.

O líder da coletividade do distrito de Viana do Castelo analisou esta temporada: “O balanço da época é muito positivo, e é algo que nos deve orgulhar enquanto dirigentes, corpo técnico, atletas e monçanenses. Esta época, o Monção Basket Clube conquistou dois Campeonatos Distritais, nos escalões de sub14 e sub16 masculinos e ficou em segundo lugar no escalão de sub18 masculinos. A transição do ano de 2021 para 2022 foi um feito muito importante e histórico para o nosso clube. Nunca, no mesmo ano, conseguimos conquistas de Campeonatos Distritais em escalões distintos. Trabalhamos todos os dias para que estas conquistas apareçam porque temos profissionais muito competentes e atletas muito comprometidos com o clube e com a equipa. Com a estratégia bem definida e com tudo isto alinhado, as conquistas apareceram e muito honram o nosso clube. Todos os anos preparamos as equipas para serem mais capazes e melhores, portanto diria que tudo correu dentro das expectativas, porque estes dois escalões já trabalham juntos há muito tempo e isso ajuda a fortalecer a união e o espiríto de companheirismo que existe entre eles”, disse.

Para Rui Rodrigues, as metas do clube de Monção são muito claras: “Os objetivos continuam a ser os mesmos. Há valores e principios de que não abdicamos no nosso clube, nomeadamente a aposta na formação, que consequentemente acarreta resultados desportivos – como temos exemplo este ano – e de formação cívica muito importantes para Monção e para os nossos jovens monçanenses. Aliado a isto, queremos continuar a ser competitivos desportivamente, porque só assim é que conseguimos transmitir mensagens positivas para os nossos atletas para que eles amanhã possam sempre ser melhor do que hoje a todos os níveis!”, vincou.

O presidente do Monção BC puxou a cassete atrás e falou sobre estes 20 anos: “O Monção Basket Clube é um clube histórico no nosso concelho e no nosso distrito. Ao longo dos 20 anos de existência, sempre fomos tendo várias conquistas nos diversos escalões e nas diversas competições, sendo elas distritais ou nacionais. De todas as conquistas, eu destacaria a Taça Nacional Juniores A (sub20) em 2002, logo no início da formação do clubem e pelo meio, tivemos várias conquistas da Taça do Minho em vários escalões, conquistas de Torneios de Minibasquete e, mais recentemente, fomos Campeões Distritais sub18 em 2015 e estas duas últimas conquistas, campeões distritais sub14 e sub16 em 2022. Neste ponto, quero também destacar que tivemos atletas em treinos de observação nacional, atletas em Centros Nacionais de Treino e, neste momento, temos uma monçanense no Centro Nacional de Treino no escalão de sub19 femininos. Para além do acima, este ano vamos contámos com atletas e treinadores que fizeram parte das Seleções Distritais de Viana do Castelo na Festa Juvenil de Basquetebol, em Albufeira. À escala nacional, dada a nossa dimensão, os resultados são positivos e o balanço destes 20 anos de existência é igualmente positivo. Para além dos resultados desportivos, queremos também formar os homens de amanhã. Aqui há regras, há valores e há principios que também queremos que sejam transportados para a vida pessoal e profissional de cada um. Por fim, quero deixar uma palavra final não só para os adeptos, mas também para os pais e resposáveis dos atletas, porque sem eles nada disto seria possível, a toda a direção do clube pelo trabalho desenvolvido, a todos os parceiros e, por fim, ao Município de Monção. Esta é uma palavra de agradecimento pela ajuda e colaboração que têm vindo a dar ao nosso clube, para que consigamos estes feitos desportivos históricos! Queremos que continuem connosco porque só assim é que conseguimos continuar a trazer conquistas e vitórias para Monção e para o Monção Basket Clube.

Formação
3 JUN 2022

Mais Notícias