«Queremos mais praticantes»
A Taça Nacional Sub-18 Masculina vai ter lugar em Bragança e o líder da associação local espera que o evento sirva para fazer um “clique nas mentes de muitos jovens e os leve a experimentar o basquetebol”.

Associações | Competições | FPB
26 MAI 2015
O objetivo, além de colocar a região no mapa basquetebolístico nacional, passa por trazer gente nova para a modalidade.
Quais os motivos que levaram a Associação de Basquetebol de Bragança a avançar com a candidatura à organização da Taça Nacional de Sub-18 Masculinos?
A organização de um ponto alto da modalidade, era algo que estava nos pensamentos desta Direção desde a sua tomada de posse, em Setembro de 2010. Só agora passámos da ideia à prática, depois de conseguirmos equilibrar as contas da Associação e pagar todas as dívidas que herdámos. Também os clubes da nossa Associação nos comunicaram que era necessário trazer para a região um evento que trouxesse mais impacto do que os jogos dos Campeonatos Regionais. Tudo isto para ser possível conseguirmos implantar a modalidade noutras regiões do distrito de Bragança, além de fortalecer e consolidar o que de bom existe em Bragança e Mirandela.
Que impacto espera que este evento tenha na prática da modalidade na região?
Esperamos que esta Fase Final faça um clique nas mentes de muitos jovens, e os leve a experimentar o basquetebol, que é, no nosso entendimento, uma modalidade espetacular e vibrante. Com isto tentar aumentar o número de praticantes, ao nível da base – minibasquetebol.
Que leitura faz da evolução da modalidade na AB Bragança?
A modalidade no distrito de Bragança tem tido avanços e alguns retrocessos. Mas as pessoas que trabalham nos clubes fazem tudo o que está ao seu alcance para aumentarem o número de praticantes e não deixarem a modalidade cair no esquecimento, permitindo aos jovens que a praticam, poderem ter as mesmas oportunidades dos jovens de outras regiões — participarem nos Campeonatos Regionais, nos Campeonatos e Taças Nacionais dos escalões de Sub-14,16 e 18.
Sente que faltam referências para cativar e motivar os praticantes da modalidade da Associação?
As referências fazem falta, mas o principal problema, é a escassez de recursos humanos – treinadores e dirigentes – para trabalharem ativamente nos clubes. Mas, é de louvar o excelente trabalho efetuado pelos que dedicam muito do seu tempo ao desenvolvimento e prática da modalidade.
Quais os objetivos a curto e médio prazo estabelecidos pela Associação?
Os principais objetivos desta Associação passam por aumentar o número de praticantes, treinadores e dirigentes nos clubes já existentes e tentar que a modalidade crie raízes em algum concelho do nosso distrito. Em suma, o aparecimento de novos clubes na nossa área de jurisdição.
O que se pode esperar da organização deste evento? E se está a gerar curiosidade e interesse de forma a que as pessoas se desloquem até ao Pavilhão Municipal Arnaldo Pereira?
Vamos tentar organizar este ponto alto da melhor maneira possível. É a nossa 1ª organização em eventos deste género. Estamos a fazer tudo para que este evento decorra sem problemas de maior. Contamos com o precioso apoio do clube local, Estrelas Brigantinas, na pessoa da sua Presidente, Helena Gonçalves, e todos os seus dirigentes e treinadores.
O feedback que nos chega é bastante positivo. Estamos a divulgar o evento através das redes sociais, além dos jornais e rádios da região. Vamos organizar uma concentração de minibasquetebol, envolvendo os nossos clubes e da Associação vizinha de Vila Real, além de um 3×3 aberto a federados e não federados. Com isto, pretendemos ter muita juventude a assistir aos jogos desta Fase Final, além de pessoas de outras faixas etárias, inclusive de outras localidades do distrito. Afinal, não é todos os dias que Bragança tem o privilégio de receber uma prova desta envergadura.