Questão de honra opõe Olivais Coimbra e CAB Madeira

Já naturalmente eleitos para o play-off, como, aliás, estão já os oito actuais mais bem classificados da Liga Feminina, o Olivais Coimbra e o CAB Madeira discutem amanhã (sábado), na cidade dos «estudantes», o terceiro lugar e, em grande medida, o prestígio e o valor na competição, que vai disputar a 20.ª jornada.

Competições
12 MAR 2004

Na primeira metade do campeonato o conjunto coimbrão ditou a lei do mais forte (69-68) no Funchal, o que motiva sempre uma vontade de desforra às vencidas e de confirmação às vencedoras, ingredientes óptimos para a criação de um bom espectáculo.

Olivanenses e madeirenses constituem dois bons conjuntos da Liga Feminina, cujas prestações expressas em números objectivos sugerem um grande equilíbrio de valores, apesar de ligeiro ascendente do clube do Funchal. Este possui o ataque mais forte da competição e a quarta melhor defesa, ao passo que o Olivais Coimbra exibe o terceiro melhor ataque e a quinta melhor defesa. Dados indiciadores de meras tendências, que múltiplos factores, circunstanciais ou não, poderão não confirmar. Por isso, a incerteza é a grande certeza do confronto de amanhã em Coimbra.Nos restantes encontros, o dramatismo maior atinge apenas as equipas que tentam escapar aos últimos lugares, para não receberem a sentença da despromoção uma vez afastada a possibilidade de discutirem os play-offs. É o caso flagrante do embate que envolve o Gafanha Teka Esporgel, curiosamente apurado para a «Fina 4» da Taça de Portugal, e o União da Madeira, marcado para a Gafanha da Nazaré. A equipa local ocupa o 10.º lugar e a da Madeira o 11.º, pelo que o jogo adquire características de final da permanência.O Boa Viagem Angra Açores, ao actuar em «casa», também tem a oportunidade de somar a terceira vitória perante o Académico e contar com o êxito para, até final da fase regular, abandonar a posição de «lanterna vermelha» e tentar ainda salvar a despromoção. A maior necessidade de vencer recai claramente sobre a equipa açoriana já que as academistas do Porto, debilitadas nas últimas jornadas, garantiram já a integração nos play-off e, consequentemente, a manutenção na Liga Feminina.O GDESSA Barreiro («casa») e o Santarém Basket («fora»), que discutirão uma semi-final da «Fina 4» da Taça de Portugal, terão de confirmar em campo o favoritismo natural que lhes é atribuído nos confrontos deste fim de semana, respectivamente, com o Esgueira Oliveira & Irmão e o CD Póvoa Monte & Monte. Isto para continuarem ambos na luta pelo primeiro lugar da fase regular.Resta o desafio entre o CPN Transduo Inspauto e o Rio Maior, marcado para Ermesinde, durante o qual a turma nortenha deverá demonstrar a grande superioridade demonstrada na primeira volta do campeonato, quando venceu as sulistas por 150-17.

Competições
12 MAR 2004

Mais Notícias