Quinta dos Lombos ganha vantagem
A Quinta dos Lombos, equipa vencedora da fase regular da LFB, apesar de ter jogado em Algés, começou da melhor foram a 1ª ronda do playoff, ao vencer o jogo inaugural (64-43), de uma eliminatória decidida à melhor de 3.

Competições
5 ABR 2014
Quem também venceu fora de casa foi o União Sportiva (74-70), que viajou até à ilha Terceira, e bateu o Boa Viagem numa eliminatória que se previa muito equilibrada e disputada.
Isto é sempre como acaba, não há volta a dar. Não ter estofo para suportar a pressão nos momentos finais é, como se costuma dizer, entregar o ouro ao “bandido”. E entregá-lo de bandeja. Porque o Boa Viagem foi melhor durante 35 minutos, esteve na frente durante 35 minutos e foi competente durante 35 minutos. Mas isto é sempre como acaba… Verificou-se o mesmo de há uma semana, em S. Miguel. A derrota por 70-74 surge nos últimos cinco minutos.Claro que o playoff da Liga Feminina não acabou: faltam dois jogos, ou apenas um… Mas começa mal para o Boa Viagem, que perde o fator casa. Três partidas, três derrotas frente ao União Sportiva, esta com contornos que podem ser dramáticos para o futuro próximo. Mónica atiradoraDeméritos à parte, óbvio que há mérito do Sportiva. Trata-se de um clube açoriano, está a fazer pela vida e, para já, leva merecida vantagem. João Santos só utilizou cinco atlletas, mas não foi necessário Jhasmin Player quadruplicar os pontos. Houve coletivo e algumas unidades foram absolutamente decisivas. Jhasmin concretizou “apenas” 21 pontos, muito por culpa da impiedosa marcação de Jasmine Crew. Mas o seu lançamento, mesmo pressionado, é sublime. Já Sílvia Fortunato teve desempenho poderoso, ficando bem perto da valorização da melhor em campo.A norte-americana Lauren Gregory também apresenta números de vencedora, tal como Mónica Almeida, ela que foi determinante. Marcou dois triplos consecutivos a 4:51 minutos do fim, virando o resultado para 62-63. A música foi outra…O Melhor de TamaraIsto depois de o Boa Viagem mostrar alma imensa durante 35 minutos. Partida sempre em ritmo elevado, extremamente disputada e com lances de bom basket. Depois de descobrir a forma de furar a zona, as terceirenses dominaram. Eetisha Riddle foi firme nos ressaltos, especialmente nos defensivos, ela que viveu semana atribulada.Porém, é Tamara Milovac a grande figura da partida e a MVP com justiça. Realizou, talvez, o melhor jogo caseiro da temporada, prestação quase perfeita nos primeiros 20 minutos. Teve qualidade a lançar, mas também a rodar para o cesto, potenciando os 46-38 ao intervalo. O Boa Viagem tem melhor eficácia no interior e chegou a liderar nos triplos, mas Ana Silva concretizou apenas dois em 12. Crew atingiu os 18 pontos, mesmo focada na marcação a Player. Boa atuação, também, de Tatiana Milovac, ao passo que Célia Simões foi o único ponto de rotação. Coletivamente, 35 minutos excelentes. Sim, 35 minutos! Mas é como acaba e o último parcial é catastrófico.