Ranking de Clubes valoriza consistência e alarga objetivos no basquetebol de formação

Ranking abrange dos sub14 aos sub18 masculinos e femininos

FPB
12 AGO 2025

A Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB) apresentou o novo Ranking de Clubes para os Escalões de Formação, uma ferramenta que pretende ir além do tradicional título de Campeão Nacional. Criado para estimular metas diversificadas e premiar a regularidade, o ranking abrange as últimas três épocas das competições nacionais nos escalões Sub14, Sub16 e Sub18, masculinos e femininos.

Segundo o Diretor Técnico Nacional, Nuno Manaia, “apenas um clube pode ser Campeão Nacional, em cada um dos escalões, numa época desportiva, mas com este Ranking podemos ir mais longe, conseguimos perceber o trabalho realizado com consistência durante as últimas três épocas”.

Com este modelo, os clubes não se limitam a lutar pelo primeiro lugar. Como refere Nuno Manaia, “os clubes vão poder definir outros objetivos, como por exemplo, estar no Top-10, no Top-20, Top-50, ser o clube mais bem classificado da respetiva Associação”. O sistema de pontuação é simples: no Campeonato Nacional, o campeão recebe 23 pontos, enquanto o 12.º classificado da Taça Nacional de cada zona soma 1 ponto. “Para fazer parte deste Ranking, os clubes têm de participar nas Competições Nacionais, sendo este o primeiro objetivo a atingir”, sublinha.

Inspirado no Ranking de Seleções da FIBA, mas adaptado à realidade nacional, este novo sistema valoriza a consistência: um clube que mantenha desempenhos sólidos ao longo de três épocas pode alcançar posições de destaque, mesmo sem conquistar títulos. “No fundo, esta é uma ideia que retirámos do Ranking de Seleções que é elaborado pela FIBA, mas com algumas adaptações à nossa realidade”, explica o Diretor Técnico Nacional.

Com a época 2025/2026 a ter início, o Sporting CP lidera o ranking masculino com 161 pontos, seguido do FC Porto (146) e do SL Benfica (143). No setor feminino, o topo é ocupado pelo CRCQ Lombos (158,5 pontos), com o Sporting CP em segundo lugar (151) e o CP Esgueira em terceiro (140,5).

O ranking será atualizado anualmente, no final de cada época.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.

Comunicado - Ranking de Clubes – Escalões de Formação

FPB
12 AGO 2025

Mais Notícias