Regina Costa com expetativas positivas para o Mundial do Dubai

Classificadora “encerra” o périplo de grandes eventos enquanto líder mundial da classificação

Competições
10 JUN 2023

O Campeonato do Mundo de BCR arrancou ontem no Dubai, Emirados Árabes Unidos, e prolonga-se até 20 de junho. Regina Costa faz a estreia num Mundial como ITOinternational technical oficial -, desde que preside à Comissão de Classificação do Conselho Executivo da IWBF. Antes, a portuguesa já participara em cinco campeonatos do mundo, num currículo que contempla igualmente três Jogos Paralímpicos, o último dos quais Tóquio 2020.

Na ótica de Regina Costa, a “chegada” do BCR ao Médio Oriente só pode ser considerada positiva. “Para a IWBF, é muito importante diversificar e ter cada vez mais países envolvidos no basquetebol em cadeira de rodas, especialmente um país com esta magnitude e poder financeiro. E é também um país com grandes projetos e investimentos no desporto em geral e desporto para pessoas com deficiência”, explicitou.

A prova estava prevista para novembro de 2022, pretensão que acabou por esbarrar no Campeonato do Mundo de Futebol, jogado no vizinho Qatar, o que ditou precauções de ordem logística por parte das autoridades do Dubai e o consequente adiamento. Ainda no último mês, houve a necessidade de alteração de instalações, mas “o início atribulado” não esmorece as expetativas de Regina Costa relativamente ao sucesso do evento. “Estou à espera de uma organização dedicada em providenciar o que for necessário”.

Sobre o processo de classificação propriamente dito, a classificadora não vislumbra desafios acrescidos, uma vez que a implementação das mudanças exigidas pelo IPC decorre há cerca de dois anos e deposita confiança na sua equipa. “Tenho um grupo experiente e competente a trabalhar comigo no Dubai”, vincou.

No futuro próximo, Regina Costa ambiciona “continuar no cargo” e finalizar o processo de reajuste do código de classificação da IWBF – International Wheelchair Basketball Federation -, com o fito de “melhorar o sistema, sempre com o benefício para os jogadores e para o basquetebol em cadeira de rodas em mente”. O mandato enquanto Presidente da Comissão de Classificação do Conselho Executivo da IWBF termina precisamente após o campeonato do mundo e a eventual reeleição significaria a manutenção no cargo até 2026, próxima edição da prova.

O mundial do Dubai tem transmissão no canal de Youtube da IWBF e o calendário pode ser consultado aqui.

Competições
10 JUN 2023

Mais Notícias