Relatório e Contas de 2023 aprovado
Assembleia Geral da FPB decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Albufeira
FPB
9 ABR 2024
Reuniu-se na passada sexta-feira à noite, em Albufeira, a Assembleia Geral (AG) da Federação Portuguesa de Basquetebol. Ernesto Ferreira da Silva, Presidente da mesa da AG, deu início à sessão magna que decorreu de acordo com a seguinte ordem de trabalhos: 1- Aprovação da Ata da Assembleia Geral anterior; 2- Discussão e votação do Relatório e Contas relativo ao exercício de 2023; 3- Proposta de atribuição de título honoríficos a antigo(s) agente(s) os quais, pelo contributo relevante dado à modalidade, são merecedores dessa distinção.
Depois de aprovada por maioria a ata da AG anterior, o Presidente da Mesa da Assembleia Geral deu a palavra ao Presidente da FPB, Manuel Fernandes, que começou a sua intervenção saudando a nomeação do novo SEJD (Secretário de Estado da Juventude e Desporto), Pedro Dias. Seguiu-se uma palavra para a Festa do Basquetebol 2024, que contou com cobertura da RTP e de mais órgãos de comunicação social, destacando os números recorde de visualizações na FPBtv, a plataforma de “streaming” da FPB. O líder federativo terminou a sua intervenção referindo a evolução que a FPB tem preconizado nas temáticas relacionadas com a equidade e igualdade de género no desporto.
Em seguida o Diretor Técnico Nacional, Nuno Manaia, teve a palavra e focou atenções em três temas. O espetacular apoio sentido em Odivelas, aquando do embate com Israel, momento em que o Multiusos encheu para apoiar a equipa das Quinas. O desempenho de grande nível da Seleção Nacional de seniores femininos, que venceu os dois primeiros jogos da qualificação para o EuroBasket Feminino de 2025 e ainda a alteração ao modelo competitivo da “Festa do Basquetebol”. A importância da competição para deteção de jovens talentos no âmbito nacional foi novamente destacada.
Terminada a intervenção do Diretor Técnico Nacional, o Presidente das Mesa da AG, deu a palavra ao Secretário-Geral da FPB, João Carvalho, que aproveitou a palavra para expor todos os detalhes técnicos do relatório e contas de 2023, justificar investimentos e decisões estratégicas da FPB durante o exercício do último ano. Terminada a apresentação do Relatório e Contas, foi aberto o período de discussão e debate onde os delegados Bruno Fangueiro, José Borges, Pedro Brilhante e Luís Santarino, tiveram oportunidade de expressar as suas opiniões sobre o ponto dois da ordem de trabalhos. Findado esse período, o Relatório e Contas relativo ao exercício de 2023 foi aprovado com apenas uma abstenção.
Seguiu-se o terceiro e último ponto da ordem de trabalhos, que concedeu a Carlos Cardão Machado o título de sócio de mérito da FPB, depois de ter sido aprovada esta atribuição por unanimidade e aclamação e toda a Assembleia. Restaram ainda cerca de 30 minutos para a discussão de outros pontos que foram utilizados pelos delegados Rui Mourinho, João Machado, Vicente Jardim e José Borges. Findada a reunião, destaque para a adesão de 75% dos Delegados em representação dos juízes, de 62.5% dos Delegados por inerência e ainda de 57.1% dos Delegados em representação de clubes.