Rescaldo das Fases Finais da AB Lisboa

Foram quatro dias de basquetebol ao mais alto nível! A Final Four da AB Lisboa do setor masculino (Sub18) e feminino (Sub19) teve lugar no Complexo Desportivo Municipal João Carlos Cifuentes, na localidade do Monte Abraão, cidade de Queluz (17 a 20 de janeiro), onde as quatro melhores equipas em cada escalão lutaram pelo lugar de Campeão Distrital na época 2018-2019.

Associações | Atletas | Competições | Formação | Juízes | Treinadores
23 JAN 2019

E como não há vencedores antecipados, todas as equipas tiveram que lutar até ao fim para conseguir disputar o lugar mais ambicionado no distrito de Lisboa, uma prova organizada pelo Clube Basket de Queluz em representação da AB Lisboa.

 

No setor feminino (Sub19) competiram as equipas da SIMECQ, SL Benfica, Quinta dos Lombos e CB Queluz (CBQ). A equipa dos Lombos partia como favorita, uma vez que detém o plantel mais experiente, com muitas das suas atletas a atuarem na principal Liga. No entanto, tanto a equipa do Benfica como o CBQ não entraram na competição para perder, como ficou bem patente no resultado entre ambas, onde o CBQ ganhou apenas por um ponto. A equipa do Benfica foi, aliás, muito competitiva nesta Final Four, pois acabou por apenas perder por dois pontos contra os Lombos , num jogo decidido a 1.2 segundos do final. A final chegou no domingo e com ela mais um jogo de grande emoção. Perante um público muito ruidoso que encheu por completo as bancadas do Complexo Monte Abraão, o CBQ esteve praticamente sempre a vencer em todo do jogo, mas ao minuto 35, a equipa dos Lombos, mais fresca fisicamente, conseguiu registar um avanço para o qual o adversário não teve mais a possibilidade de recuperar. Foi assim que os Lombos conseguiram o seu tetracampeonato de Lisboa em Sub19, um feito assinalável para o clube da Linha. Quanto ao CBQ, a equipa saiu de cabeça bem erguida depois da excelente exibição frente a um adversário tão valoroso, provando mais uma vez o excelente nível de formação desenvolvida em Queluz. Nos terceiros e quarto lugares ficaram, respetivamente, as equipas do Benfica e da SIMECQ. Destaque para o Benfica, que acaba a prova com duas derrotas por curta diferença.

Na prova masculina (Sub18) brilharam as equipas do Odisseia, SL Benfica, Estoril e CB Queluz. O CBQ chegou invicto a esta Final e desde o primeiro jogo apresentou-se logo com a mesma determinação, levando por vencida o Odisseia, num jogo que curiosamente apenas teve um único parcial não empatado, o terceiro quarto, no qual o CBQ estabeleceu a diferença pontual final. No jogo contra o Benfica, o CBQ impôs igualmente o seu jogo e, apesar do adversário se apresentar sempre muito difícil, a vitória final foi assegurada. O Estoril, por sua vez, esteve igualmente muito seguro nas suas exibições. No jogo mais difícil, contra o Benfica, viu o adversário aproximar-se no quarto final, mas graças à exibição individual dos seus dois melhores atletas, acabou por se impor no resultado. O jogo final de domingo opôs a equipa do CBQ (invicta até então) e o Estoril Basket, que prometia causar sensação. E foi emoção até ao fim, com o Estoril a recuperar de uma diferença de 19 pontos registada ao final da primeira parte, até uma desvantagem de apenas quatro pontos a pouco menos de quatro minutos do final. No entanto, graças a um forte sistema defensivo e uma grande experiência em fases finais, o CBQ acabou por segurar o resultado, ampliando-o para sete pontos após controlar de forma adequada a bola no ataque do adversário. O CBQ assegura assim o seu bicampeonato distrital no escalão de Sub18. 

 

Na prova destacaram-se ainda individualmente os seguintes atletas, que foram eleitos pelos treinadores para o cinco ideal:

Sub19: Adriana Martins (CBQ), Marta Martins (Benfica), Sara Guerreiro (Lombos), Chanaya Pinto (Lombos) e Filipa Cruz (CBQ)

Sub18: Pedro Caçador (CBQ), Frederico Martins (Estoril), André Cruz (Estoril), Amaro Correia (Benfica) e João Santos (CBQ)

 

Os MVPs da Final foram eleitos a partir da estatística de todos os jogos realizados:

Sub19: Marta Martins (Benfica)

Sub18: André Cruz (Estoril)

 

 

 

Associações | Atletas | Competições | Formação | Juízes | Treinadores
23 JAN 2019

Mais Notícias