Road to the World Cup: Portugal quer subir ao topo do “Montenegro” de Crna Gora

Seleção Nacional Masculina | Seleções
25 NOV 2025

“Sob a colina” é a tradução literal de Podgorica, a próxima casa dos Linces. Aninhada entre as montanhas e o Lago Skadar, é uma tradução tão literal quanto real. A oeste, vê-se um acumeado de pedra negra, o mais alto entre as montanhas que a vista alcança. Lovćen, chamam-lhe os locais. A tradução “à letra”? Montenegro.

Encontramos aqui um padrão nesta lição de história. Que não veio ao acaso. Afinal, esta seleção, a primeira adversária de Portugal na qualificação para o Campeonato do Mundo, é um histórico da modalidade.

A verdade é que, a curta vista, o palmarés montenegrino não impressiona por demais: Montenegro juntou-se à FIBA em 2006, logo após garantir a sua independência, e desde então já esteve em cinco EuroBasket (2011, 2013, 2017, 2022, 2025) – neste último, ficaram pelo 20.º lugar, não passando a Fase de Grupos.

A nível mundial – onde queremos estar – estiveram nas duas últimas edições, 2019 (25.º lugar) e 2023 (11.º lugar), mas há que frisar o passado histórico: de 1994 a 2006 participaram em provas internacionais enquanto Sérvia e Montenegro, num período em que amealharam nada mais nada menos que três ouros europeus, dois euros mundiais e ainda uma medalha de prata nos Jogos Olímpicos de 1996.

E, claro, de 1950 a 1990 os jogadores montenegrinos eram parte integrante da Seleção da Jugoslávia, e a “vitrine de troféus” nunca mais acaba: 21 participações em europeus, com cinco ouros e o mesmo número de pratas; três ouros e três pratas em Mundiais e cinco pódios em Jogos Olímpicos, com um ouro em 1980.

A terra de Nikola Vučević, Predrag Drobnjak ou Nikola Peković (ou do lendário treinador Duško Vujošević) é agora adversária de Portugal, na ansiada estreia nesta fase de qualificação rumo a um palco onde nunca chegou. Pelo caminho, há, além dos montenegrinos, Grécia e Roménia, mas já lá iremos.

De momento, enfrenta-se já esta quinta-feira a congénere de Montenegro, Crna Gora, como se diz no idioma natal, pelas 18 horas, 17 horas portuguesas, no Moraca Sports Centre – e na RTP2.

Há nove jogadores no elenco que estiveram no último EuroBasket, incluíndo os bases Igor Drobnjak e Vladimir Mihailovic, os extremos Djorde Joavanovic e Andrija Slavkovic ou o poste Marko Simonovic, cinco jogadores do Top8 de mais utilizados durante o último Europeu. Agora, Kendrick Perry parece ocupar a vaga de naturalizado que pertenceu a Kyle Allman no passado verão.

Já Portugal não conta com Neemias Queta (devido ao calendário da NBA) e Miguel Queiroz (por lesão), em relação à última convocatória, regressando ainda Gonçalo Delgado, Ricardo Monteiro e Anthony da Silva, além de se estrear Rui Palhares, poste que chegou esta temporada ao Sporting CP, depois de um excelente 2023/2024 ao serviço do GALITOS BARREIRO ACEDE, na Liga Betclic Masculina.

Em termos de histórico entre seleções, Portugal nunca conseguiu vencer o adversário, com dois desaires (62-77 em 2022 e 83-69 em 2021), curiosamente ambos na ronda de apuramento para o FIBA World Cup 2023.

Diz-se que a História se repete.

E que a temos de conhecer para não repetir os mesmos erros.

Mas também se diz, noutras bandas, que a História, a nossa, escrevemo-la nós.

Apoia Os Linces rumo ao primeiro Mundial de sempre.

Tudo começa agora.


➤  27 novembro 2025 – Montenegro x PORTUGAL, 17 horas PT (18h00 locais), Podgorica

➤  30 novembro 2025 – PORTUGAL x Grécia, 17 horas, Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos – bilhetes aqui

➤ A convocatória de PORTUGAL

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.

 

Seleção Nacional Masculina | Seleções
25 NOV 2025

Mais Notícias