“Rosto do Ano na área Associativismo” atribuído à AB Setúbal
A Associação de Basquetebol de Setúbal, com sede no Barreiro, foi sempre um elemento de referência, um estímulo para fazer do Barreiro “a capital do basquetebol” e o maior polo de desenvolvimento da modalidade ao sul do Tejo.
Associações | Atletas | Competições | FPB | Juízes | Treinadores
2 MAR 2019
A AB Setúbal foi fundada a 12 de novembro de 1943 e por isso tem 75 anos de vida.
Na história da Associação refere-se que esta teve a sua génese na Associação do Barreiro, formada em 11 de Dezembro de 1937, através da ação desenvolvida pelo Futebol Clube Barreirense.
O Futebol Clube Barreirense, em 1926, estava filiado na Associação de Lisboa e, posteriormente, conjuntamente com o Luso Futebol Clube, Ferroviários, S.L. e Barreiro, Império Barreirense e G.D. Os Celtas, formaram a Associação Regional do Barreiro, que mais tarde foi extinta, dando origem à Associação de Basquetebol de Setúbal.
Em 1943, filiaram-se o Grupo Desportivo da CUF, Associação Académica do Barreiro, o Vitória de Setúbal e o Clube Naval Setubalense.
O Barreiro foi sempre uma vila e cidade onde o basquetebol foi uma modalidade em destaque, um importante centro de prática e de promoção, com uma posição de grande prestigio ao nível nacional.
O Barreiro foi a cidade onde pela primeira vez a RTP fez uma transmissão em direto de um jogo de basquetebol: Barreirense vs. Real Madrid.
A Associação de Basquetebol, com sede no Barreiro, foi sempre um elemento de referência, um estímulo para fazer do Barreiro “a capital do basquetebol” e o maior pólo de desenvolvimento da modalidade ao sul do Tejo.
Por todo o seu trabalho, pela valorização do desporto e o seu papel na promoção do basquetebol no distrito, fazendo desta uma modalidade de referência, é atribuída a distinção “Rosto do Ano 2018 na área do Associativismo” à Associação de Basquetebol de Setúbal.
De referir que a distinção “Rosto do Ano”, sendo uma iniciativa do jornal “Rostos”, as decisões das escolhas são o resultado de uma reflexão conjunta de uma equipa composta por Ana Lourenço Monteiro, ex-diretora do Jornal do Barreiro, António Oliveira, jornalista barreirense ao serviço da Lusa e António Sousa Pereira, Diretor do jornal “Rostos”.