“Sabemos que temos o potencial necessário para competir contra equipas da Liga”

Maria Marinho, figura importante no CLIP, deseja chegada à Final Four da Taça de Portugal Skoiy; "Quartos" da prova disputam-se este fim de semana

Atletas | Competições
17 FEV 2023

O CLIP Teams é o único representante do Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Feminina nos quartos de final da Taça de Portugal Skoiy, tendo encontro marcado diante do CP Natação/Imopartner este sábado (21h, transmissão em direto na FPBtv).

Na antecâmara desta partida falámos com Maria Marinho, uma das figuras importantes no coletivo portuense, que nos deu conta da firme vontade do grupo em se apurar para a Final Four da Maia (11 e 12 de março), sem esquecer a luta pela subida à Liga Betclic Feminina.

 

Quais são as maiores qualidades do CPN?
Apesar do CPN ter uma equipa muito jovem, é uma formação experiente na qual todas as suas jogadoras já tiveram oportunidade de competir ao mais alto nível, quer em formação, quer no escalão sénior. Para além disso, o CPN destaca-se como uma equipa muito atlética, o que inevitavelmente causa dificuldades ao adversário.

Qual é a receita para o CLIP poder estar presente na Final Four da Taça de Portugal?
A receita consiste em trabalho de equipa e espírito de superação, uma vez que estamos a lutar contra equipas da Liga, o que pressupõe um nível basquetebolístico superior, que tentaremos combater com aquilo que temos de melhor!

Esperavam chegar tão longe na competição? Conquistar a prova está no vosso pensamento?
Sim, desde o início que tínhamos como objetivo poder chegar o mais longe possível na Taça e competir contra emblemas da Liga. O foco, neste momento, é ganhar a eliminatória contra o CPN, e, se tal se concretizar, disputaremos os jogos para vencer, conscientes da qualidade dos adversários.

Como se sentem ao ser o único representante da 1.ª Divisão em prova?
É gratificante ver a nossa ambição e trabalho traduzidos em bons resultados e, essencialmente, saber que a nossa equipa tem o potencial necessário para competir contra equipas da Liga.

Sentes-te uma das jogadoras mais influentes da equipa e que mais pode fazer a diferença nesta partida?
Acho que tenho o importante papel de transmitir confiança à minha equipa, de garantir que todas acreditam naquilo que podemos alcançar. Como se tem visto nos últimos anos, as melhores exibições desta equipa acontecem quando temos uma excelente performance coletiva, e este jogo não será diferente. Para tal precisamos de contrariar os argumentos do CPN com uma boa intensidade no jogo e procurar objetivamente as soluções ofensivas mais acertadas.

O CLIP esteve no topo da 1.ª Divisão durante várias semanas, mas depois registou algumas derrotas. A que se deve essa quebra? Acreditas que a equipa vai melhorar?
Durante os meses de novembro/dezembro tivemos uma grande carga de jogos e atingimos um pico de forma física que nos ajudou a alcançar uma série de vitórias consecutivas. Como o nosso plantel é relativamente curto, durante a pausa do Natal houve algumas jogadoras com problemas físicos. Isto afetou o bom momento da equipa e refletiu-se nos resultados de janeiro. Sim, não temos dúvidas de que vamos conseguir dar a volta. O foco da equipa é fazer um bom jogo contra o CPN e continuar a trabalhar, para começar a segunda fase do campeonato com uma vitória.

A subida à Liga Betclic Feminina é um objetivo?
Claro que sim. Queremos alcançar os playoffs pelo terceiro ano consecutivo, mas, desta vez, ter a capacidade de escrever uma história diferente, garantindo a subida de divisão.

Estás há oito anos no CLIP. O que siginifica para ti este clube? Como o defines?
O CLIP é um clube muito especial para mim e teve um papel determinante no meu percurso, enquanto atleta e pessoa. Aqui, acolheram-me, desde o princípio, com o lema “We Are One”. Todos nos regemos por ele, de tal modo que, em todas as equipas pelas quais passei, desde os escalões de formação, até ao nível sénior, este lema sempre se materializou, tanto dentro como fora de campo.

Este fim de semana joga-se o acesso à Final Four da Taça de Portugal. Fiquem com o quadro completo da eliminatória, transmitida na totalidade pela FPBtv:

Atletas | Competições
17 FEV 2023

Mais Notícias